O ABC está na Série B do campeonato brasileiro. O time potiguar venceu o Paysandu por 1 a 0 na noite deste sábado (17) no estádio Frasqueirão. O Alvinegro alcançou 11 pontos e ganhou acesso antecipado.
O técnico do ABC, Fernando Marchiori, pulou em outro ABC para enfrentar o “Bogeyman”. Sem contar o lesionado Felipinho, o escolhido para o lateral esquerdo foi Daniel Vanançan. No meio-campo a opção foi por um time mais verticalizado com Calyson fazendo a transição no lugar de Garré, que segura mais o jogo e trabalha mais a bola.
No setor ofensivo, o técnico do Alvinegro, que não pôde contar com Henan, por questões contratuais (emprestado pelo time paraense tem multa de R$ 500 mil para enfrentar o clube original), a opção ficou por Lucas Douglas. Wallyson na esquerda e Fábio Lima na direita completaram o time da casa.
Com 30 segundos de jogo, o ABC já fez sua primeira falta, provando que o gol do Pará seria difícil para o Alvinegro. No comando, na área, a bola passou por todos. As reclamações do Pará sobre arbitragem também começaram cedo.
O Alvinegro começou a pressionar. As boas jogadas aconteceram à direita nas subidas de Fábio Lima e Calyson. A defesa da equipe visitante lutou para conseguir, mas esbarrou em dificuldades.
A equipe abecedista começou a variar os levantamentos no ataque, testando a defesa adversária pelo lado esquerdo com os levantamentos de Wallyson e Daniel Vanançan. Os jogos foram interrompidos com faltas e o Alvinegro não conseguiu aproveitar a bola aérea. A defesa venceu o ataque em todas as bolas jogadas na área até os 20 minutos de lançamento.
Aos 25′ o cruzamento da direita chega à direita, mas os avançados do Alvinegro rompem e a bola atravessa toda a área para frustração de Frasqueira, que fica com o golo gritado “na garganta”.
Aos 31′ Paysandu finalmente apareceu no setor ofensivo e foi quase fatal. Em cobrança de escanteio, a defesa do Abecedista fez um golaço e Mikael mandou para o gol. O goleiro Matheus Nogueira fez uma defesa sensacional e salvou o ABC.
Aos 35′ o time do Pará teve uma baixa inesperada. O meio-campista Wesley sentiu uma contusão muscular e precisou ser substituído. O meia Igor Carvalho foi escolhido pelo técnico Márcio Fernandes para ir à partida.
A equipe visitante aproveitou a desaceleração do ABC para crescer no jogo e ter mais posse de bola. Em jogo, os alviazulinos começam a ameaçar a defesa do avinegra e se deslocam de um lado para o outro em busca de uma abertura na defesa do time potiguar. No entanto, as defesas superaram os ataques logo no início e o primeiro tempo terminou 0-0.
As duas equipes voltaram com mudanças para o segundo tempo. Tanto o ABC quanto o Paysandu mudaram o ataque. No Alvinegro, Fernando Marchiori eliminou Fábio Lima e mandou Jefinho para o jogo. No time paraense, Serginho deu lugar a Danrlei.
O jogo começou aberto. A equipe visitante avançou as linhas para marcar o ABC mais à frente e tentar ser mais eficaz no ataque. O Alvinegro encontrou mais espaços na parte de trás da primeira fila e apareceu na ala direita, como havia feito no início da primeira fase.
O técnico Fernando Marchiori mudou o ABC mais uma vez e deu certo. Com grande manobra à esquerda de Daniel Vanançan, a bola é cruzada para trás e Garré, assim que entra em jogo, lança uma bomba para “inflar os gols do bicho-papão”. A galera enlouqueceu no Frasqueirão.
A equipe de Márcio Fernandes percorreu o ABC em busca da igualdade e os espaços foram ainda maiores para o Alvinegro buscar aumentos rápidos para o ataque. O movimento começou a apontar para um final “eletrizante”.
Aos 30′ um verdadeiro clarão à esquerda da defesa do Alvinegro. O time do Pará cresceu ali e o cruzamento foi perfeito, Danrlei apareceu na frente do gol e bateu a cabeça. A bola passa por cima da trave do goleiro Matheus Nogueira.
Com o decorrer da partida, apesar de mais completo na partida, o time potiguar deixou lacunas perigosas, principalmente nas costas do ala Marcus Vinícius. À margem, Marchiori enlouqueceu quando essas situações aconteceram.
Mas, apesar dos temores, foi o ABC que perdeu a melhor chance de ampliar o placar e garantir a vitória. Em vários contra-ataques a equipa da casa esteve perto de marcar. O árbitro permitiu cinco minutos de acréscimo e os nervos estavam no limite. Porém, nada mais aconteceu e o ALvinegro garantiu o acesso à Série B com 11 pontos no Grupo C. A partida teve um público de 13.739 pessoas por uma renda de R$ 272.015,00.