Uma fonte da Agrippina garantiu à coluna que a nomeação do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior para a superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no estado está prevista para os próximos dias. A estratégia é acelerar a mudança antes da volta da governadora Fátima Bezerra (PT), que cumpre agenda na China. O ex-senador José Agripino Maia usa os deputados Benes Leocádio e Paulinho Freire, ambos da União Brasil, para apoiar a escolha do grupo.
Fátima Bezerra disse ao chefe da Casa Civil, o baiano Rui Costa, que foi governador até dezembro e é filiado ao PT, que a indicação de Ivan Júnior não é bem recebida. O ex-prefeito de Assú foi vice-campeão na chapa de Fábio Dantas (Solidariedade) em 2022, adversário do pódio de Lula no Rio Grande do Norte. Além disso, o deputado George Soares (PV) também não gostou do nome de Ivan Júnior, ferrenho opositor do prefeito de Assú, Gustavo Soares.
Em suas viagens a Brasília, José Agripino, que apoiou Jair Bolsonaro no 2º turno, reforçou o nome de Ivan Júnior para a Codevasf RN junto ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O ministro é ex-governador do Amapá e indicado político do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), um dos nomes fortes do governo Lula e amigo de Agripino. O atual presidente da Codevasf nacional, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é uma indicação do líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), ferrenho opositor do PT na Bahia.
2024
Pela primeira vez, o deputado Paulinho Freire falou abertamente sobre uma possível candidatura a prefeito de Natal. “É um sonho, mas temos que construí-lo. É uma candidatura que tem de ser construída dentro do partido e temos falado com o José Agripino, que tem dado todo o seu apoio. Vamos trabalhar para viabilizar nossa candidatura. Tenho conversado muito com o senador Rogério Marinho, que hoje é o grande líder da oposição no Estado, e não só com os vereadores que nos apoiam, mas com todos os políticos para construir um arco de alianças para que seja possível para ganharmos a eleição”, disse. Ontem ele acompanhou o prefeito Álvaro Dias em compromissos na Esplanada dos Ministérios.
RESPOSTA
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) fez uma live para responder às críticas de seu ex-aliado Wendel Lagartixa (PL). “Você tem sido perturbador. Você me atacou injustamente. Nunca neguei nenhum pedido. Eu nunca neguei. Porque ele não pediu nada. Ele [Wendel] ele só me pediu para trabalhar para o povo do RN”. Ele também negou ter passado por cima de um cargo na Câmara dos Deputados. Sargento Gonçalves explicou que aguardava o julgamento da candidatura de Wendel Lagartixa, no TSE, para definir sua indicação ao cargo de assessor parlamentar. “Nunca neguei”, explicou.
OSTRACISMO
Respondendo a crimes em tribunal, Wendel Largatixa caminha para o isolamento político. Brigou com quem poderia ajudá-lo, caso do deputado federal Sargento Gonçalves (PL), e outros. Por lei, Lagartixa está inelegível até 2029 e não pode concorrer nas eleições de 2024 e 2026. Em 2013, Wendel Lagartixa foi preso na Operação Hecatombe, pela Polícia Federal, acusado de participar de grupo de extermínio.
CONVOCAÇÃO
O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) convocou ontem os demais parlamentares para participar de uma reunião para discutir a situação da segurança pública no Rio Grande do Norte. Marcada para 20 de abril, a cúpula de segurança do Estado deve acontecer na Assembleia Legislativa. Serão convocados para a reunião o comandante da Polícia Militar, o secretário estadual de Administração Penitenciária, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o delegado-geral, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e o diretor-geral do Itep.
PUDERMOS
O vereador Hermes Câmara, líder do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) na Câmara, trabalha em silêncio para assumir o Podemos no RN. Hoje no PTB, Hermes pretende deixar a sigla. O Podemos, partido do senador Styvenson Valetim, não tem comando no estado. O próprio senador está a caminho do União Brasil.
PRATO QUENTE
Ontem, o Ministério Público Eleitoral defendeu que Jair Bolsonaro, líder da extrema direita, seja considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso já é um sinal do termômetro da Justiça Eleitoral, que agora está liberada para julgar o caso. O que se diz agora é que o julgamento está prestes a ser concluído e o ex-presidente deveria mesmo ser declarado inelegível.
CIRCULANDO
A prefeita Shirley Targino visitou a sede da Assembleia Legislativa para convidar a população para a tradicional Cavalgada do Sertão, que acontecerá no dia 30 em Messias Targino. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), e os deputados George Soares (PV) e Terezinha Maia (PL) receberam a esposa do deputado federal João Maia (PL).
CONTRAPONTO
Ele esquentou o clima entre o deputado federal General Girão (PL) e o Ministério Público Federal (MPF). O MPF entrou com uma ação acusando o deputado de promover atos antidemocráticos em frente ao quartel no RN. Em resposta, Girão alegou perseguição política e disse que não vai se curvar e processar um procurador por abuso de autoridade.
ESTRONDO
Com a troca de soldados promovida pelo comando do Exército no início do ano, os oficiais-generais da Força receberam uma ajuda de custo para mudança de cidade ou ida à reserva, que varia de R$ 53 mil a R$ 300 mil. Esse recurso, porém, não é calculado com base nos gastos necessários para transferências de cargos – o principal fator é o salário. Na prática, o orçamento acaba inflando os salários no topo da carreira, beneficiando oficiais e militares.