Alcaçuz terá 88 novas vagas no módulo de segurança reformado e ampliado

Todas as grades das antigas celas foram retiradas para instalação de novos equipamentos – Foto: Augusto Bezerra
As obras de reforma e ampliação do Módulo de Segurança da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, seguem em ritmo acelerado. Todas as antigas grades da cela foram retiradas para instalação de novos equipamentos. As melhorias estão orçadas em R$ 1,1 milhão e permitirão a abertura de 88 novas vagas.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) assinou a ordem de serviço no dia 22 de março com a empresa Apian Engenharia. O projeto envolve, além da reforma do pavilhão prisional, a construção de um pátio vedado com passagem de segurança e setor de Apoio Administrativo, com alojamentos masculino e feminino, banheiros, copa, recepção, sala e guarita.
Os projetos foram desenvolvidos em conjunto pela Secretaria de Infraestrutura (SIN) e pelo Setor de Engenharia (SEAP) com foco na segurança e controle, mas também na humanização do ambiente para presidiários privados de liberdade e policiais penais. São 993,56 m² de área construída, dos quais 527,66 m² são destinados ao pátio solar. Uma das celas é adaptada para portadores de necessidades especiais.
Inicialmente, as melhorias previam 76 vagas, mas a atualização do projeto possibilitou a construção de mais 12 beliches. Os processos licitatórios foram iniciados em 2022 e convertidos no Orçamento Geral do Estado em 2023.