RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Aluno da UFRN é acusado de apologia ao nazismo e diz que foi “brincadeira”

Um aluno da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN) está sendo acusado por colegas de fazer apologia ao nazismo no meio da sala de aula. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o aluno exibe a tela de seu computador pessoal com um formato que lembra uma suástica. A disseminação do nazismo é crime no Brasil.

Segundo o perfil Spotted UFRN, que é promovido por universitários, o episódio aconteceu na última terça-feira (11). “Claramente a posição dos ícones na área de trabalho do computador do aluno formando uma suástica. Agora me responda: Qual é o propósito? E mais: Sem um pingo de receio de deixar exposto para a sala inteira ver?”, denuncia o perfil. A identidade do aluno foi preservada.

Diante da repercussão, a ECT/UFRN se pronunciou. Em nota nesta quarta-feira (12), a direção da escola disse que conversou com o aluno e chegou à conclusão de que tudo não passava de uma brincadeira.

“Imediatamente, iniciamos a investigação do fato e foi identificado que não houve nenhum ato de divulgação ou exteriorização do pensamento nazista por parte do aluno. Havia uma imagem em seu computador pessoal que poderia estar associada ao nazismo, mas o aluno não divulgou”, diz a ECT/UFRN.

A escola acrescenta: “O aluno procurou voluntariamente a direção na manhã do dia 12 de abril, apresentando uma explicação para o ocorrido. Ao final do diálogo, ficou claro e de comum acordo que o aluno agiu de forma imatura, fazendo uma ‘brincadeira’ com os amigos”.

A ECT/UFRN acrescenta que será assinado com o aluno um termo de ajustamento de conduta sobre comportamento no ambiente universitário. A direção também diz que o aluno será monitorado a partir de agora.

A atitude da Escola de Ciências e Tecnologia indignou a comunidade universitária, que pede punição para o aluno. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) emitiu nota na madrugada desta quinta-feira (13) na qual solicita um “posicionamento adequado”.

“Falando em apologia ao nazismo, não existe ‘brincadeira’, e qualquer tipo de insinuação nesse sentido é considerado crime no país. Principalmente em um momento em que escolas e universidades estão sendo atacadas semanalmente por estudantes portadores de símbolos nazistas e apoiados por esta ideologia, não podemos deixar este caso sem o devido repúdio”, destaca a representação dos estudantes.

“O DCE da UFRN reitera que defender as liberdades, o respeito e a tolerância é incompatível com tratar a apologia do nazismo como ‘brincadeira’! É inaceitável ver esse tipo de atitude vindo da universidade. Qualquer tipo de apologia fascista ou nazista deve ser devidamente apurado com a responsabilização dos envolvidos”, acrescenta.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.