Alunos do IFRN se destacam na produção audiovisual potiguar

Com o objetivo de valorizar a cultura do RN, o projeto de extensão Som Potiguar, fruto de uma parceria entre o Centro Histórico do IFRN e a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) – Foto: Divulgação
Alunos do IFRN Campus Centro Histórico (antiga Cidade Alta) desenvolveram projetos nos últimos anos em prol do audiovisual e da música potiguar. Os projetos são liderados pelo professor de Design e Marketing do Instituto, Fellipe Câmara.
Confira cinco trabalhos realizados por alunos, ora como projeto de extensão, ora como parte das disciplinas:
SOM POTIGUAR (2022/2023) – Projeto de Extensão
Visando valorizar a cultura do RN, o projeto de extensão Som Potiguar, fruto de uma parceria entre o IFRN Centro Histórico e a Escola de Música da UFRN (EMUFRN), contemplou, por meio de edital, quatro artistas que nunca tiveram a oportunidade de gravar suas canções autores de estúdio. Além da gravação, mixagem e masterização, realizadas por alunos do curso de Técnico em Processos Fonográficos da EMUFRN, os artistas participaram de oficinas online que os ajudaram a construir suas identidades artísticas, sendo assessorados por alunos do curso de Produção Cultural e Técnico em Multimídia que também produziram as capas individuais. Os artistas passaram por oficinas online sobre identidade artística e publicação de músicas em plataformas digitais. É possível conferir os resultados do Som Potiguar nas principais plataformas de streaming de música. Abaixo segue o link da playlist do IFRN contendo não só essas músicas mas também de vários outros artistas e bandas do Rio Grande do Norte.
Produtores: Alexandre Maiorino (EMUFRN), Fellipe Câmara e Isaac Melo (IFRN).
Artistas premiados: Ana Ferreira, Coco da Lua, Michael Zalter e Simioides.
Link: https://open.spotify.com/playlist/1tBtPmOVuxhsvFvegTAXrt?si=adaad5aaf05643b1
LIGUE RX (2021) – Projeto de Extensão
O Som Potiguar pode ser considerado a continuação de outro projeto de extensão intitulado Identidade Artística e Novas Mídias. Realizado em 2021, durante o ensino remoto emergencial devido à pandemia de Covid-19, este projeto produziu não canções e sim 4 videoclipes para artistas musicais em início de carreira que já haviam gravado em estúdio mas nunca tiveram recursos financeiros para produzir audiovisuais peças que promoviam suas canções. Além disso, alunos e artistas passaram por oficinas de cenografia, direção de arte para vídeo, identidade artística e mídias digitais. O grande desafio desse projeto foi executá-lo sem colocar em risco a saúde de alunos e artistas em um momento em que prevalecia o distanciamento social. Em comemoração aos 40 anos da MTV, principal divulgadora da mídia videoclipe, os 4 videoclipes produzidos foram apresentados ao vivo em um programa nos moldes do extinto Disk MTV.
Produtores: Fellipe Câmara e Shilton Roque
Artistas contemplados: Apenas uma Oliveira, Flor de Nis, Heresia e Ydna.
Link: https://youtu.be/m45jesUC0vw
CONTOS DE CASA (2021) – Projeto Acadêmico
Também em 2021, ainda em regime de ensino remoto emergencial, os alunos concluintes do curso Técnico em Multimídia produziram uma antologia de animações no âmbito da disciplina de Animação e Vídeo Digital. A coleção traz uma mistura de sentimentos e situações que acontecem nos cômodos de uma casa. A casa “pandêmica” de todos nós. Cada aluno utilizou as habilidades, ferramentas e equipamentos que tinha disponível em casa para entregar esse projeto que traz muito do que passamos em nossas casas nos últimos anos.
Diretor: Felipe Câmara
Link: https://youtu.be/R03ZzkbihCQ
MULHERES NA CIÊNCIA (2019) – Projeto Integrador
Em 2019, como parte do Projeto Integrador que uniu as disciplinas de Animação, Espanhol e Biologia, os alunos do IFRN produziram uma série animada sobre mulheres de destaque na ciência mundial. Baseada na obra de Rachel Ignotofsky (The Scientists: 50 Women Who Changed the World), a série apresenta 11 animações em diferentes estilos que vão do 2D ao stop motion. Todos eles são legendados em espanhol no YouTube. O grande trunfo do Mulheres na Ciência é que os vídeos produzidos pelos alunos podem ser utilizados como objetos de aprendizagem em instituições de ensino de toda a América Latina.
Direção: Carolina Corado, Fellipe Câmara e Hayanny Melo.
Link: https://youtu.be/QVY6LlGo3Cw
CINE POTY – Projeto de Extensão
É uma plataforma online, gratuita e sem fins lucrativos, exclusivamente para streaming de conteúdo audiovisual do Rio Grande do Norte. Lá é possível encontrar trabalhos não só de alunos do IFRN, mas também de profissionais da UFRN e do estado.
Produtores: Maryland Brito (atual Secretário de Cultura do RN), Rafaela Bernardazzi e Paulo Guilherme.
Link: https://cinepoty.org