O América obteve uma boa vantagem sobre Pouso Alegre/MG na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro da Série D. O resultado de 2 a 0, na tarde/noite de domingo (18), na Arena das Dunas deixa o Alvirrubro com a possibilidade de perder por vantagem pelo saldo de gols, no jogo de volta, no Minas Gerais, no próximo domingo, que, mesmo assim, levanta a taça nacional.
O senhor Leandro Sena escalou o Alvirrubro com o DNA da ofensiva. No meio-campo apenas um meio-campista. Allef estava encarregado da proteção da defesa dos EUA. O restante da equipe entrou em campo com o objetivo de atacar. Felipinho, Téssio, Elvinho e Wallace Pernambucano entraram em campo como “armas” em busca de gols.
Com menos de um minuto de rebatida, os zagueiros de Pouso Alegre entraram no meio, um entrou no meio do outro e a bola ficou para Rômulo. O ala deu um passo à frente e chutou forte. A bola desvia ao meio e acaba no canto. O time mineiro sentiu a pressão inicial e estragou todas as saídas de bola. Em menos de 4 minutos, o time potiguar já havia chegado em perigo três vezes.
Aos 7′ os americanos chegam pela direita, dominam e o cruzamento sai perfeito para o centro da área. Wallace Pernambucano dominou, mas perdeu o equilíbrio e perdeu o equilíbrio. No momento do chute, a bola saiu fraca e o goleiro do clube mineiro foi colocado no meio do gol.
Foi fácil para a América e o gol não demorou a chegar. A bola passou de pé em pé e acertou o homem com chutes de longa distância. Tessio encontra a abertura à esquerda, avança e chuta forte. Antes de entrar na rede, a bola ainda foi desviada para o zagueiro da equipe visitante aos 11 minutos de rebatida.
Pouso Alegre tentou respirar e sair do sufoco. Aos 15′ os mineiros avançam para a esquerda e conquistam o canto. Foi uma oportunidade de mostrar uma das principais armas da equipe visitante. Na cobrança, a defesa fez um gol bobo e o zagueiro Turram apareceu atrás da marcação e bateu a cabeça. A bola passou por cima do gol do goleiro Bruno Pianissolla, que repreendeu os companheiros.
Aos 21 minutos o time mineiro está muito assustado. Na esquerda, o rápido Paraíba fez grande jogada individual. O Jersey 11 se livrou dos marcadores, invadiu a área e chutou. A bola desviou na defesa americana, cobre Bruno Pianissola e caprichosamente toca o travessão, saindo para escanteio.
Aos 32′ Pouso Alegre mostrou que o América não podia deixar o time adversário “se criar no jogo”. Numa boa troca de passes diante da área americana, Iago Dias jogou por Marcos Nunes. O atacante atirou em direção à ponta e acertou a cruz. A bola passa na frente do gol e assusta o público do Alvirrubro. A mudança chegou três minutos depois de Iago. O jogador americano avançou, se livrou do marcador e bateu forte. Edson quica e o zagueiro se livra da bola.
Aos 43 minutos, o América marcou o segundo gol. No entanto, o árbitro Rodrigo de Lima percebeu a falta do jogador americano, que empurrou o zagueiro do Pouso Alegre antes do cabeceamento certeiro para o gol de Ewerton. O público reclamou, mas o árbitro nem consultou o VAR para cancelar a oferta em campo.
Os dois treinadores decidiram mudar de time para o segundo tempo. No América, Leandro Sena mandou o meia Araújo para o campo e afastou Elvinho, que jogava com um corte no pé direito. Em Pouso Alegre sai Iago Dias e entra Alisson.
A equipe americana não votou com a mesma intensidade da fase inicial e permitiu que Pouso Alegre fosse mais ousado na partida. Na esquerda, Marcos Nunes se tornou um dos destaques da partida, marcando o gol de Éwerton e criando jogadas perigosas.
As mudanças promovidas por Leandro Sena demoraram a surtir efeito. O time americano perdeu em movimento com a saída de Elvinho e, mesmo com Frank em campo, o time não conseguiu recuperar a verticalidade no jogo, facilitando a marcação dos mineiros que, mesmo no ataque, arriscaram.
No entanto, Iago, que não estava indo bem na partida, fez uma grande manobra no canto inferior esquerdo e cobrou pênalti máximo. Wallace Pernambucano caiu e perdeu. No entanto, a bandeira sinalizava que o goleiro havia se movimentado mais cedo e o chute teve que ser refeito. Desta vez o camisa 9 não hesitou e mandou a bomba para levar o América a 2 a 0, o placar final.
dados de audiência
Público pagante: 30.261
Público total: 30.509
Arrecadação: R$ 565.655,00