Apesar do país já ter entrado no período de baixa pluviosidade, os reservatórios das hidrelétricas estão operando em média com 87,5% do total – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que manterá em maio a Bandeira Verde nas contas de luz, ou seja, não haverá acréscimo de valor na conta de luz dos consumidores. A bandeira verde está em vigor desde abril do ano passado.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete a melhora dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados pelo período chuvoso.
Apesar de o país já ter entrado no período de baixa pluviosidade, os reservatórios das hidrelétricas estão operando em média com 87,5% do total. No subsistema Norte, o acúmulo de água chega a 98,7%, enquanto o menor nível é encontrado no subsistema Sul, com 83,9%, ainda assim considerado alto para o período.
O mecanismo de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e visa dar transparência ao custo real da energia, indicando se haverá cobranças extras, o que ocorre principalmente em períodos de estiagem. A bandeira da Aneel pode variar do verde ao amarelo e vermelho (níveis 1 e 2).
Denise Luna – Estadão Conteúdo