Associação Cultural Trapiá leva oficinas a seis cidades do Seridó

A Associação Cultural Trapiá inicia mais uma temporada de oficinas na região do Seridó. Desta vez, o foco será a improvisação e a movimentação dos atores no palco. As oficinas começaram na segunda-feira, dia 24, na Escola Estadual Tomaz de Araujo, em Acari. A formação é voltada para adolescentes e jovens dos seis municípios contemplados pelo projeto Trapiá Semente em 2022, mas também é aberta a qualquer pessoa interessada em participar, segundo Mônica Belotto, professora de dança e atriz da Trapiá Cia Teatral.
A expectativa é atender até 120 jovens em Acari, Parelhas, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Equador. “As oficinas visam despertar nos participantes a percepção de seus próprios corpos para que compreendam as possibilidades de ampliar seu repertório de movimentos, seja para sair dos padrões corporais socialmente estabelecidos ou para fortalecer sua participação em processos criativos”, explica Carla Cíntia Dutra, também facilitador de workshops.
Para isso, os professores promoverão brincadeiras, dinâmicas corporais, improvisações de dança e estimularão a criação de coreografias a partir dos experimentos. Segundo Carla, a improvisação pode ser considerada uma aliada no processo de construção cênica, permitindo que cada participante gere movimento e dança a partir do que conhece em seu corpo.
“Fora de cena, desenvolver essa capacidade expressiva e comunicativa por meio do movimento nos torna mais presentes e preparados para atuar no aqui e agora, pois exige do participante uma disponibilidade corporal que o coloque como sujeito ativo em suas ações, auxiliando-o desenvolver seu potencial criativo”, acrescentou.
Mônica Belotto aponta que existem vários grupos de teatro atuando no Seridó, mas que, em sua maioria, têm pouca visibilidade. “A atuação profissional na região é bastante limitada por falta de recursos, políticas públicas, espaços de estudo e formação”. Promover oficinas como essas, no entanto, permite que grupos do interior tenham experiências voltadas para o trabalho com a cena, visto que há pouco acesso a projetos, escolas ou cursos de formação nessas áreas na região.
Semente de Trapiá
Dividido em quatro etapas (Semeando, Regando, Florescendo e Cultivando), o projeto Trapiá Semente foi desenvolvido para criar e profissionalizar grupos de teatro no Rio Grande do Norte, por meio de oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte, montagem de espetáculos com orientação de arte-educadores, e também a apresentação de espetáculos da Trapiá Cia Teatral, como ‘Menino Pássaro’ e ‘As Pelejas de Baltazar’.
O projeto conta com o apoio da Mapa Realizações Culturais e está sendo realizado por meio do Edital Transformando Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e apoio da prefeitura salões dos seis municípios.
Agendar
26/04 (14h) – Currais Novos – Escola Professor Humberto Gama
27/04 (13h30) – Travessa – Centro multiuso
28/04 (14h) – Carnaúba dos Dantas – CRAS Maria de Lourdes Dantas
29/04 (9h)– Equador – CEMEI