A violência e os atos criminosos no Rio Grande do Norte estão diminuindo. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), 104 autos de infração foram registrados na última terça-feira, 14. %.
Após cinco dias, o RN contabiliza 273 atos criminosos, somando tanto os casos tentados quanto os consumados. Os dados são apurados e consolidados pelo Centro Regional Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Nordeste e pela Coordenação de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) da Sesed-RN.
A secretaria informa ainda que mais de 1.000 policiais (homens e mulheres da Força Nacional, de estados vizinhos, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Criminal Federal) estão em território potiguar auxiliando as forças de segurança estaduais e municipais.
Atualmente, todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Judiciária, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia está empregado em trabalhos ostensivos, preventivos, investigativos e periciais. “Nossa missão é devolver a tranquilidade e a paz ao povo potiguar. Não vamos recuar. Vamos seguir em frente”, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Araújo Silva.
As forças de segurança pública que atuam no RN somam mais de 10 mil homens e mulheres. Com reforços enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da colaboração e apoio dos estados do Ceará, Paraíba e Pará, o Rio Grande do Norte conta com mais de 11.000 agentes de segurança pública capazes de combater o crime.
aeronave
É importante destacar, além do reforço em pessoal humano e viaturas, o apoio de quatro helicópteros, que se somaram ao Potiguar 01 (aeronave da Sesed-RN), que também foram enviados para auxiliar no patrulhamento.
Os helicópteros das Secretarias de Segurança Pública do Ceará e da Paraíba, da Polícia Rodoviária Federal e do próprio Potiguar 01 na capital e na Grande Natal. Para Mossoró e região Oeste, a PRF também disponibilizou um helicóptero, totalizando cinco aeronaves em atividade policial no Rio Grande do Norte.
Prisões
Desde terça-feira, 14, 117 pessoas suspeitas de participação em atos criminosos foram presas pelas forças de segurança pública do Rio Grande do Norte, incluindo 18 detidas na Operação Normandia, realizada na sexta-feira, 17. Entre as apreensões estavam 34 armas de fogo, 98 artefatos explosivos, 26 galões de combustível, motocicletas e carros, dinheiro, drogas, munições e produtos roubados.