Depois que o Conselho Nacional do Seguro Social aprovou na segunda-feira, 13, a queda dos juros do empréstimo consignado do INSS, uma série de bancos suspendeu as operações de empréstimo nessa modalidade.
A lista inclui instituições como Bradesco, Itaú, Pan, Banco Mercantil do Brasil e C6 Bank. No Banrisul, a rede própria de atendimento, composta por agências, postos bancários e um aplicativo, continua operando normalmente com o crédito consignado do INSS, segundo a empresa. No entanto, novas operações desse tipo foram suspensas pelo Bem Promotora, que é um dos canais de relacionamento do Banrisul.
“A questão é temporária, até que seja definida a estratégia comercial do produto”, diz o banco.
A onda confirma previsões que executivos do setor vinham fazendo nos últimos dias de que havia risco de corte na oferta do produto.
Com a redução de 2,14% ao mês para 1,70% no teto do empréstimo pessoal, a avaliação entre executivos do setor é de que a margem do produto tende a ficar negativa, o que pode inviabilizar a concessão de crédito a uma parte dos aposentados, principalmente os com maior risco de inadimplência, ou seja, os de menor renda e os idosos.