Projeto iniciado em 2019, baseado no desejo de receber mulheres de diferentes idades que tivessem interesse em aprender a tocar instrumentos de percussão – Foto: Divulgação
O projeto sociocultural Batuque de Mulheres, desenvolvido pelo Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI), foi contemplado pelo Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia e está com inscrições abertas para novas integrantes. O projeto teve início em 2019, a partir da vontade de acolher mulheres de diversas idades que tinham interesse em aprender a tocar instrumentos de percussão, mas não tiveram oportunidade.
Em 2022, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, por meio da Lei Câmara Cascudo, o Batuque de Mulheres conseguiu ampliar esse acesso, com a convocação de novos alunos. Essas mulheres participaram das atividades de musicalização e autoconhecimento oferecidas pelo projeto junto com as veteranas, além de produzir e gravar músicas com a participação das cantoras Khrystal, Daniela Fernandes e Pretta Soul.
Em 2023, as novas integrantes se juntarão às mulheres que já fazem parte do projeto e terão acesso a todas as atividades oferecidas pelo projeto: musicalização, aulas de percussão e Práticas Integrativas e Complementares. As atividades de musicalização e aulas de percussão serão coordenadas e realizadas pela professora de arte e instrumentista Rafaela Brito e pela produtora cultural e graduada em música Camila Pedrassoli, enquanto as práticas integrativas e complementares serão conduzidas por Cristina Diógenes, antropóloga e massoterapeuta.
O Batuque de Mulheres tem como objetivos: oferecer oficinas de musicalização, com ênfase no estudo de percussão e canto; formar novos artistas e percussionistas; promover a inclusão social; estimular a integração e interação entre mulheres de diferentes faixas etárias; resgatar a ancestralidade através da cultura; capacitar mulheres na percussão e na vida e promover o acesso a diversas atividades artísticas e culturais. Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 30 mulheres.
Para participar do projeto é simples e gratuito. Basta se inscrever pelo formulário online, entre os dias 12 e 29 de abril e aguardar a divulgação da lista com o resultado das inscrições no dia 6 de maio, que será publicada no site www.gamimulheres.com.br/ batuque-de-Mulheres e no perfil do Instagram @batuquedemulheres. Podem se inscrever mulheres maiores de 18 anos, residentes em Natal e região metropolitana do Rio Grande do Norte. Em caso de grande demanda de cadastros, será dada prioridade às mulheres de menor renda; moradores da zona norte; negros e indígenas; lésbicas, bissexuais e transexuais.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – 2023 é patrocinado pelo Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, por meio da Lei Câmara Cascudo. A produção é da Cores Que Tocam Produções e GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes. A produção é da Guria Produtora e conta com o apoio do Camomila Festival.
Serviço
Inscrições para novas integrantes do Batuque Feminino GAMI
Valor livre
Data: até 29 de abril
Link para inscrição: https://forms.gle/Eg4nxj2tJSwJkASY9
Site: gamimulheres.com.br/batuque-de-mulheres
Instagram: www.instagram.com/batuquedemulheres