O deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) defendeu o estado de emergência – Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados
O deputado federal Benes Leocádio (União Brasil), coordenador da bancada federal potiguar no Congresso, sugeriu à governadora Fátima Bezerra (PT) que decretasse situação de emergência na segurança pública para facilitar a chegada de recursos e equipamentos ao Rio Grande do Norte, em meio a à onda de violência que o Estado enfrenta. Em entrevista à 98 FM, Benes Leocádio defendeu que a situação de emergência ajudaria a desburocratizar o acesso aos recursos do Governo Federal para ajudar os municípios atingidos por ações criminosas.
“Desde ontem, já nos articulamos com a Federação dos Municípios, parte da bancada, os prefeitos, para levantar o prejuízo que tiveram para que, em momento oportuno, o mais rápido possível, possamos levar ao Governo Federal esta eleição de viaturas da PM, ônibus no Ministério da Educação, máquinas no Ministério da Integração, Codevasf, onde tiver… Isso a gente pode levar. Porque a prefeitura nunca vai conseguir fazer isso sozinha”, disse o deputado.
O parlamentar disse que também apresentou a sugestão à deputada federal Natália Bonavides (PT), que é próxima de Fátima Bezerra. “Sugiro à governadora que avalie a possibilidade de decretar o estado de emergência, pois o ministério pode dispensar a burocracia pública para liberar as emendas destinadas à segurança do Fundo Nacional de Segurança Pública”, disse o parlamentar.