O brasileiro João Chianca venceu a terceira etapa do Circuito Mundial de Surf, disputada na praia de Supertubos, em Peniche (Portugal). O surfista, também conhecido como Chumbinho, superou, na disputada decisão desta terça-feira (14), o líder do ranking mundial, o australiano Jack Robinson.
Esta foi a primeira oportunidade em que o surfista de 22 anos, nascido em Saquarema, venceu uma etapa do Circuito Mundial. “É incrível que minha hora tenha chegado. Desde que me classifiquei para o circuito que sonho com a minha primeira vitória. É incrível como tudo se encaixou aqui em Portugal”, declarou.
Na grande decisão, João Chianca dominou a disputa desde o início. Ele deixou Robinson em uma situação complicada depois de pegar um tubo que lhe rendeu 7,83 pontos e depois completou uma onda ainda melhor para outros 8,50. Porém, o melhor ficou para o final, quando Chumbinho completou mais um tubo incrível para receber um 9s07 e aumentar a vantagem, fechando a disputa em 17s57 a 15s14.
Com a vitória desta terça-feira, Chianca assumiu o segundo lugar do ranking mundial com 22.170 pontos, atrás apenas de Robinson (23.885). Chumbinho é seguido na classificação por outros dois brasileiros, o terceiro colocado Filipe Toledo (16.075) e o quarto Caio Ibelli (14.150).
Weston-Webb é o terceiro no feminino
No feminino, o título foi para a norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 17 anos, que na decisão superou a compatriota Courtney Conlogue por 13,50 a 12,83. A brasileira Tatiana Weston-Webb parou nas semifinais, pouco antes do vice-campeonato.