Aos 33 anos, Bruno Fratus aposta totalmente nas Olimpíadas de 2024, que acontecerão em Paris – Foto: © Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Planejamento, foco e recuperação total da cirurgia no ombro direito. Com o objetivo de garantir presença nas Olimpíadas de Paris 2024, o nadador Bruno Fratus, de 33 anos, abriu mão do Mundial de Fukuoka e dos Jogos Pan-americanos do Chile, visando uma preparação criteriosa para que o brasileiro alcance o melhor de sua forma. físico e técnico neste período em que estará afastado das piscinas.
“Provavelmente não vou participar da seletiva, ou seja, não vou participar do Pan e do Mundial. Tudo para estar 100% recuperado para os Jogos de Paris. Existe o grande palco e o grande objetivo”, disse o brasileiro em entrevista ao Olympics com.
Medalhista de bronze nos 50 m livre nos Jogos de Tóquio, ele está afastado das piscinas desde a Copa do Mundo, que aconteceu em 2022. Foi nessa competição que o nadador brasileiro sentiu a lesão. Focado no planejamento traçado, ele se diz preparado para administrar a ausência de dois torneios tão importantes.
“Muitas vezes temos que fazer sacrifícios em nossa carreira esportiva. Esse é um sacrifício que acredito que precisarei fazer para estar saudável no próximo ano para ser competitivo e estável. A luta que queremos é grande e não quero sofrer nenhum tipo de dor. Em Paris, não quero ter nenhuma dúvida”, comentou.
Além da Copa do Mundo no Japão e do Pan, no Chile, a Fratus também estará ausente do Troféu Brasil, que acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho, em Recife. A princípio, seu retorno está marcado para a disputa do Troféu José Finkel, em novembro deste ano. Depois, emenda o Aberto dos Estados Unidos e a Copa do Mundo de 2024, que acontece em Doha, no Catar, em fevereiro.
“Estamos fazendo tudo (recuperação) direitinho, com muito amor, com muito carinho. como nossa avó preparando o bolo para servir. Para tratar o corpo da melhor forma, estou a recuperar com menos pressa, para me permitir estar 100% fisicamente, mentalmente e emocionalmente, que é quando há o teste que realmente importa”, disse.
O tratamento de Bruno Fratus tem sido acompanhado de perto pelo Comitê Olímpico Brasileiro e também pelo Esporte Clube Pinheiros para que ele conclua da melhor forma todas as etapas de sua recuperação.