RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Carlos Eduardo caminha para o PSD de Zenaide e foi convidado para Cidadania de Wober Júnior

A luta em São Gonçalo do Amarante agora está sendo transferida para a capital paulista. O secretário Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) colocou na cabeça da esposa, a senadora Zenaide Maia, que o PSD poderia atropelar o PT da governadora Fátima Bezerra em São Gonçalo e Natal. O jogo é pesado. O ex-prefeito Carlos Eduardo deixou o PDT e foi convidado para assumir o PSD em Natal. Ele foi levado por Jaime e Zenaide para uma conversa com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Como testemunha, o ex-deputado Wober Júnior, líder do Cidadania no Estado.

Wober e Carlos foram deputados juntos no MDB até o início dos anos 2000, quando Carlos Eduardo foi nomeado deputado da então prefeita Wilma de Faria. Depois foi prefeito quatro vezes, candidato a governador duas vezes (2010 e 2018) e, no ano passado, concorreu ao Senado. O ex-prefeito de Natal vem de duas derrotas consecutivas e uma terceira seria o fim de sua carreira política. Se não migrar para o PSD, o caminho seria a Cidadania, apesar de o partido não ter força nem recursos no Estado.

Zenaide conta com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador não pensa. A cabeça pensante é seu marido Jaime Calado. O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante não teve votos para se eleger deputado federal no ano passado. Passou por um embaraço com 35 mil votos em todo o estado, distribuindo inclusive as emendas do senador. Agora, Zenaide quer pare Fátima para 2026. Carlos Eduardo contra a deputada Natália Bonavides. Será que o PT vai gostar desse jogo de Jaime e Zenaide? Vamos aos próximos capítulos.

psd

A festa na capital potiguar só tem o vereador Preto Aquino, que era presidente da Comissão Provisória até o mês passado. A nova líder estadual da sigla, senadora Zenaide Maia, ainda não renovou a antiga comissão. Razão? O convite que ele fez ao ex-prefeito Carlos Eduardo para ser o candidato do partido em Natal. Carlos foi a São Paulo para uma conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. E ele veio animado.

ATENÇÃO

A direção petista do estado não gostou muito da reaproximação política entre a senadora Zenaide Maia (PSD) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (sem partido). Zenaide movimenta peças desenhadas pelo marido Jaime Calado, de olho em 2026. Por lá, a governadora Fátima Bezerra (PT), que deu a Zenaide o mandato de senadora em 2018, quer voltar ao Senado. E dessa vez, ela não pode pegar a esposa de Jaime no colo para reelegê-la. Ela precisará de alianças políticas. O assunto foi muito discutido no Governo.

MUDANÇAS

O ex-secretário Aldemir Freire foi oficializado como diretor de planejamento do Bando do Nordeste. Com a nomeação oficializada, a governadora Fátima Bezerra (PT) o exonerou ontem da Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças. Até que a coluna fosse fechada, a função de pagamentos saía da pasta Planejamento de Tributos. O comandante continua sendo Carlos Eduardo Xavier, ligado ao secretário Raimundo Alves (Casa Civil). A secretária Virginia Ferreira prefere ficar na pasta Gestão de Projetos.

ALMOÇO

Ao lado de 14 colegas deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), participou ontem de reunião de trabalho no salão de eventos do Hotel-escola Barreira Roxa. O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, detalhou a atuação do Sistema Fecomércio, as parcerias entre as instituições e apresentou a agenda legislativa dos segmentos de comércio, serviços e turismo para 2023. Foi servido um almoço especialmente preparado por professores e alunos do Hotel -escola Barreira Roxo.

MASSA

A deputada Terezinha Maia (PL) convida para missa aberta em São Gonçalo do Amarante que vai homenagear hoje o falecido prefeito Paulinho Emídio. O local escolhido foi a capela de São Francisco de Assis, no bairro Novo Amarante, onde Paulinho costumava frequentar. O prefeito de São Gonçalo morreu no dia 9 de maio de 2022, aos 59 anos, vítima de um câncer, linfoma não Hodgkin (LNH).

TRANSPORTE

Candidata da oposição em Natal, a deputada Natália Bonavides participou ontem de audiência de conciliação. Seu mandato gerou um processo contra a Prefeitura de Natal e Seturn. Razão? Exija a volta das linhas de ônibus extintas na capital. “Nosso mandato continua exigindo, além do retorno, uma licitação séria, que considere as necessidades dos usuários, e tire a população dessa árdua tarefa que é pegar ônibus em Natal”, disse o candidato do PT.

DERROTA

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), minimizou ontem a derrota sofrida com a derrubada das mudanças promovidas pelo governo Lula da Silva (PT) no Marco Sanitário. Padilha disse que o que mais importa para o governo é um conjunto de vitórias em assuntos mais importantes. “Tivemos muitas vitórias. Tivemos uma derrota na semana passada. É muito raro um time ser campeão invicto. Num campeonato você perde, você empata. Para ser campeão não pode perder a final”, disse.

TENDÊNCIA

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a “tendência” é que os senadores aprovem o PDL (projeto de lei) que derruba as mudanças feitas pelo governo federal no Marco do Saneamento. “O que eu percebo é que há uma tendência do Senado Federal em aprovar também esse projeto de decreto legislativo, mas obviamente posso dizer apenas como tendência porque o Senado tem 81 senadores e não só o seu presidente”, disse o mineiro , que é aliado do governo Lula.

VEREDITO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que é o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) quem tem que explicar a suposta prática de venda de decisões judiciais. A entrevista será exibida hoje à noite, no programa Caminhos com Abilio Diniz, da CNN Brasil. Em abril, viralizou nas redes sociais um vídeo em que o ex-juiz aparece contando a interlocutores sobre a “compra de habeas corpus de Gilmar Mendes”. Por conta da denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Moro ao STF por calúnia contra o ministro da corte.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.