RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Carlos Eduardo nas mãos da Câmara.  Ériko e Hermes tentam aproximar Paulinho e Álvaro Dias

Carlos Eduardo. Foto: José Aldenir/Agora RN

A semana não vai ser boa para Carlos Eduardo Alves (PDT), que tenta um quinto mandato à frente do Palácio Felipe Camarão. Ontem, a 2ª Turma do Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as contas do ex-prefeito de Natal em 2016.

O voto do conselheiro Carlos Thompson, relator do processo, seguiu recomendação da equipe técnica. Thompson, apesar da amizade com o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), é considerado um “voto técnico”.

O conselheiro Paulo Roberto Alves, que é primo de Carlos Eduardo, se declarou suspeito e a conselheira Adélia Sales acompanhou o voto do relator. Resultado: 2 a 0 por reprovação. Da decisão ainda cabe recurso ao plenário, que tem como assessores Renato Dias, irmão do prefeito Álvaro Dias, e Tarcísio Costa, irmão do ex-deputado estadual Vivaldo Costa. Além disso, vale lembrar que é a Câmara Municipal que terá a última palavra sobre o assunto. Carlos Eduardo sabe que pode ser inelegível. Por muito menos os ex-prefeitos do interior ficaram. O bastão usado por Chico é o mesmo de Francisco? Vamos esperar!

Em Brasília, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) embarcou nas agendas administrativas. Isso não exclui algum jantar ou almoço político. O líder do prefeito, Hermes Câmara (PTB), também levantou voo. Ele trabalha como bombeiro junto à prefeita Ériko Jacome (MDB). Os dois não querem que Álvaro se afaste do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O vereador Raniere Barbosa, saindo do Avante, também já disse que não apoia em nada a candidatura de Carlos Eduardo em 2024.

SEM FOCO
O prefeito Álvaro Dias chegou a Brasília acompanhado do secretário de Infraestrutura Carlson Gomes e do consultor Genildo Pereira. Mas, ele evitou fotos nas redes sociais ontem, como fez em outros momentos. A grande expectativa é se ele se encontrará com o deputado Paulinho Freire, após as exonerações na Prefeitura de Natal.

MALAS PRETAS
Mudança em vista na Coordenação Estadual do Departamento de Obras contra as Secas do Rio Grande do Norte (DNOCS). Indicado pelo ex-deputado federal Beto Rosado (PP) com apoio do senador Rogério Marinho (PL), David Saraiva Leite deixará o cargo. O nome foi costurado pelo ex-senador José Agripino e pelos deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocádio, ambos da União Brasil.

CODEVASF
A semana vai acabar e o grupo União Brasil não conseguirá a indicação do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior (foto) para a superintendência da Codevasf no RN. A coluna já sabe que Agripino e os deputados estão jogando a toalha. Ivan se desespera em Assú. Mesmo sem ser indicado, ele já estava “agarrado” ao cargo.

POSIÇÃO
A sessão de ontem da Assembleia Legislativa discutiu o pedido do deputado Adjuto Dias (MDB) que pediu urgência na tramitação de um projeto que adia o aumento do ICMS para agosto. O reajuste entrou em vigor no dia 1º de abril, válido até o final do ano. O filho do prefeito Álvaro Dias é praticamente contrário ao governo de Fátima.

REAÇÃO
Durante a discussão, o líder do governo, deputado Francisco do PT, lembrou que o assunto já estava em análise nas comissões da Casa Legislativa. Após debate, o pedido foi votado e rejeitado por não obter a maioria absoluta do quórum qualificado. A posição da bancada do governo foi pela rejeição da matéria por não haver urgência no procedimento. “É preciso lembrar aos colegas que, assim que a compensação do ICMS for feita pelo Governo Federal e a alíquota única for unificada, em relação aos combustíveis no Brasil, o governo vai sentar com esta Casa Legislativa. Mas, ao mesmo tempo, é preciso dizer que ainda não entrou uma compensação real que justifique a suspensão da lei vigente”, disse o petista.

PL
O senador Rogério Marinho está ansioso para assumir a presidência do PL no Rio Grande do Norte e assumir a estrutura do partido. Mas, o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, ainda não assinou o afastamento do deputado João Maia, seu velho amigo, do comando. Aqui, a presidência de João só termina em fevereiro de 2024. Mas Rogério não quer esperar.

OPÇÃO
Se afastado do PL no estado, o deputado federal João Maia já recebeu convite do ex-senador José Agripino Maia para ingressar no União Brasil. Assim, o partido ficaria empatado com a bancada do PL em Brasília. Três a três. João não se conforma com as articulações de Rogério.

FALSO
A Câmara dos Deputados ignorou a pressão das big techs e aprovou a urgência do projeto de lei que regulamenta as redes sociais e impõe sanções às plataformas que não retirarem do ar, em até 24 horas após decisão judicial, conteúdo que divulgue informações falsas. A urgência foi aprovada por 238 a 192. Um acordo feito em reunião de lideranças partidárias prevê que o mérito do texto seja votado em plenário na próxima terça-feira, 2.

CONTEÚDO
Emocionado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou à cúpula do Congresso sugestões para o projeto de lei das fake news, que incluem a retirada imediata de conteúdos que ofereçam risco à segurança da informação e violem os direitos de crianças e adolescentes, sem a obrigatoriedade de que o usuário é notificado sobre isso. As propostas foram encaminhadas pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A urgência do texto foi votada e o mérito fica para a próxima terça-feira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.