RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Cármen Lúcia assume a vice e Nunes Marques como efetivo no TSE

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu hoje, 25, a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela foi eleita em votação simbólica. Na mesma cerimônia, o ministro Kássio Nunes Marques tomou posse como ministro efetivo da Justiça Eleitoral.

É costume que os três ministros efetivos que vêm do Supremo se revezem na presidência e na vice-presidência do TSE, de acordo com o tempo de atuação de cada um na Justiça Eleitoral. Desta vez coube a Carmen Lúcia ser deputada.

Ela deve assumir o comando do TSE em junho, quando o atual presidente, Alexandre de Moraes, completa seu segundo biênio na Justiça Eleitoral e deixa automaticamente de compor o colegiado.

Marques, por sua vez, atua como ministro suplente desde agosto de 2021, e foi eleito, também simbolicamente, na semana passada como membro efetivo. Ele agora toma posse como titular na vaga deixada pela aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Também nesta quinta-feira (25), o advogado André Ramos Tavares atuou pela primeira vez como vice-ministro do TSE. Ele participou do plenário horas após a publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU), na qualidade de jurista.

O advogado Floriano de Azevedo Marques também foi nomeado no DOU nesta quinta-feira, 25, como ministro substituto do TSE, embora não tenha participado do plenário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.