Mais ônibus foram incendiados nesta quarta-feira, 15, em Natal. O primeiro veículo visado pelos criminosos foi atacado em Leningrado, no bairro do Planalto, durante a madrugada. Com o novo ataque, a frota de ônibus foi retirada mais uma vez no final da manhã. Os veículos haviam parado de circular na tarde e noite desta terça-feira, 14, por conta dos atentados.
Nos próximos dias, a circulação da frota é incerta para o trabalhador que depende do transporte público na capital potiguar.
Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, 15, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesed), com a participação da governadora Fátima Bezerra. Foi definida a retomada de parte da circulação de ônibus em Natal, com 11 linhas operando. As secretárias de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, e de Defesa Social e Segurança Pública de Natal (Semdes), Sheila Freitas, participaram da reunião em nome da Prefeitura de Natal, juntamente com representantes dos sindicatos dos rodoviários ( Sintro) e empresas de transporte urbano (Seturn).
Os ônibus retornaram às 15h desta quarta-feira com uma frota de 47 veículos. A operação durou até às 19h. Apenas as linhas 07, 08, 21, 29, 33, 38, 43, 50, 63, 73 e 77 circularam em caráter emergencial. Também ficou acertado a realização de uma nova reunião para definir a circulação dos ônibus nos próximos dias.
Ainda durante o encontro na Sesed, a Guarda Municipal de Natal garantiu apoio à Polícia Militar no reforço das ações de segurança nas linhas de transporte e nos terminais das empresas que operam no sistema.
Apesar disso, na noite de ontem pelo menos mais cinco veículos foram incendiados, quatro em Natal (Felipe Camarão, Mãe Luiza, Cidade da Esperança e Alecrim) e São Gonçalo do Amarante (Golandim).
Mais ônibus queimados. Ônibus e microônibus foram incendiados na madrugada desta quarta-feira, 15, na garagem da Prefeitura de São Tomé, no interior do Rio Grande do Norte. O prefeito da cidade, Babá Pereira (PL) publicou um vídeo nas redes sociais fazendo um desabafo sobre a situação. “Um sentimento de revolta e impotência, durante a noite tivemos ataques ao nosso patrimônio público, que tanto atende a nossa população. Peça a Deus que toque o coração dessas pessoas, para que possamos ter paz”, escreveu o gestor municipal.
Também na madrugada desta quarta-feira, ônibus foram incendiados no complexo Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. Ao todo, quatro ônibus de turismo foram alvos da ação.
Fátima Bezerra diz que ataques caíram
Em entrevista coletiva na Sesed na tarde de ontem, a governadora Fátima Bezerra registrou que, de terça para quarta-feira, o número de ataques criminosos caiu 62% em relação à manhã anterior. “O clima ainda é preocupante, sim, merece toda a atenção, mas a ação das forças de segurança já trouxe resultados em que temos uma redução de 62% no número de ataques realizados. De segunda a terça de manhã, tivemos cerca de 27 ataques no total. Só que, de terça para quarta, houve uma redução para 10 ataques”.
Fátima Bezerra disse ainda que “o tempo está preocupante”. “Merece toda a atenção. Mas estamos cada vez mais mobilizados”, destacou o PT.
suspeitos detidos
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) informou que, até as 18h desta quarta-feira, 15, 43 suspeitos de envolvimento em atentados criminosos no Rio Grande do Norte haviam sido detidos. Entre eles estão 5 foragidos da justiça recapturados e dois presos semiaberto que usam tornozeleira eletrônica.
De acordo com o relatório da Secretaria de Segurança, também foram apreendidos os seguintes materiais: 12 armas de fogo, 1 simulacro, 39 artefatos explosivos, 9 galões de gasolina, cinco motocicletas e dois automóveis. Também foram encontrados dinheiro, drogas e munições.
Polícia diz que homem morto na PB é um dos responsáveis pelos atentados
A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN) e a Polícia Civil do Estado da Paraíba (PCPB) realizaram, na madrugada desta quarta-feira, 15, uma operação conjunta que resultou na morte de um dos suspeitos de organizar e planejar os atentados no Rio Grande do Norte. O homem de 29 anos estava foragido e escondido em uma residência no bairro Paratibe, em João Pessoa. Ele recebeu tiros da polícia civil.
Após o confronto, o suspeito foi baleado e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu. De acordo com as investigações da Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil do RN, o homem era o responsável pelo financiamento e distribuição de armas para o grupo que realizou os ataques. Com ele, os policiais apreenderam uma arma e um carro.