A Barreira do Inferno está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim. Foto: José Marciano Costa/Prefeitura de Parnamirim
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) ou simplesmente Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes que possui grande representatividade na cidade de Trampolim da Vitória.
Fundada em 1965, tornou-se a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Localiza-se na Rota do Sol, no município de Parnamirim.
É onde se concentram as operações de lançamento de foguetes de pequeno e médio porte e é chamada de Barreira do Inferno devido aos reflexos do sol que tornam as falésias do local vermelhas como o fogo.
O centro é aberto ao público e turistas. Lá você encontra réplicas de foguetes já lançados e um acervo fotográfico que conta um pouco de sua história.
O Nike Apache foi o primeiro foguete a ser lançado a partir desta base. Ocorreu em 15 de dezembro de 1965 e foi um foguete de sondagem fabricado nos Estados Unidos.
Mais de 400 foguetes já foram lançados a partir desta base, desde pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki até veículos de alto desempenho da classe Castor-Lance de quatro estágios.
O escritório administrativo segue o horário de trabalho semanal do CLBI. O horário de visitação é das 8h30 às 15h30, todos os dias do ano, exceto 24, 25 e 31 de dezembro, 1º de janeiro e terça-feira de carnaval. As tardes de segunda-feira são reservadas para a limpeza das instalações.
Centro Cultural Trampolim da Vitória
O Centro Cultural Trampolim da Vitória também tem entrada franca e está localizado nas antigas dependências do Aeroporto Augusto Severo. Lá conta a história e a participação de Parnamirim com os americanos na Segunda Guerra Mundial, que fizeram de Parnamirim o Trampolim da Vitória, com acervo de fotos, cartas, peças, entre outros, tornando-o um de grande potencial no turismo educacional.
O diretor administrativo Rayrakson Alves disse que o CFTV funciona de quarta a domingo das 9h às 16h e para agendamento de visitas apenas com grupos de menos de 15 pessoas, não há necessidade de agendamento, os agendamentos são feitos através do e-mail cctcparnamirim@gmail.com . Endereço: Aeroporto Augusto Grave – Estrada do Sem Nome, Parnamirim.