RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Daniel Diniz é reconduzido à Reitoria da UFRN

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, foi reconduzido ao cargo de reitor pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira, 25 de maio, com previsão de mandato na Reitoria por quatro anos, a partir de 29 de maio de 2023. Previsto para ocorrer com a presença do ministro de Educação (MEC), Camilo Sobreira de Santana.

O reitor Daniel Diniz e o vice-reitor Henio Miranda encerram o primeiro mandato, de 2019 a 2023, e passam para uma nova gestão. “Gostaria de dirigir minhas palavras de profundo agradecimento à comunidade universitária por todos os desafios superados nesta primeira gestão, marcada por importantes avanços, apesar do contexto de crise orçamentária, decorrente de sucessivos contingenciamentos, e de crise sanitária, decorrente da pandemia. da covid-19”, agradeceu Daniel Diniz ao destacar como conquistas a melhoria dos índices de qualidade de nossos cursos; reconhecimento nacional em gestão, governança e transparência; a melhoria dos números na concessão de patentes; a ampliação das ações de inclusão, com a reserva de vagas no amplo concurso para pessoas com deficiência em cursos de graduação e técnicos de nível médio, a defesa da inclusão da agricultura familiar para ingresso nos cursos técnicos de nível médio oferecidos na Escola Agrícola de Jundiaí ( EAJ) e a implantação de estandes de heteroidentificação.

Para a próxima gestão, as prioridades serão qualidade acadêmica e de gestão, inovação e inclusão. “Entendemos que ainda há um longo caminho a percorrer nesses três pilares. Para isso, será preciso buscar junto à rede de universidades federais a recomposição orçamentária de nossas instituições. O nosso objetivo é oferecer uma formação de excelência, com forte impacto social através da inovação e proporcionar um acesso efetivo com uma educação inclusiva”, referiu o gestor.

Em novembro de 2022, a comunidade universitária participou da consulta pública de nomes para os cargos de reitor e vice-reitor da UFRN, quando foram indicados os professores Daniel Diniz e Henio Miranda, respectivamente, para compor a lista tríplice, que foi formada pelo Conselho Universitário (Consuni), juntamente com outras opções de nomes, e encaminhado ao MEC para decisão sobre nomeação pelo Presidente da República, para a gestão da Reitoria no período de 2023 a 2027.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.