Durante o encontro, foram levantadas as possibilidades de parcerias entre os entes públicos e as instituições representadas no encontro para um andamento ainda mais rápido dos projetos de readequação dos locais – Foto: Alex Régis / Redação: Secom
O prefeito Álvaro Dias se reuniu com representantes da FIERN, Fecomércio, CDL, secretários da Prefeitura de Natal e Sociedade Civil Organizada para apresentar os projetos de reabilitação do Centro Histórico de Natal. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 12, no Palácio Felipe Camarão e contou com a presença do arquiteto urbanista carioca Washington Fajardo.
Álvaro Dias abriu o encontro referindo que a Câmara Municipal está a trabalhar na reabilitação e repovoamento dos bairros históricos do Centro e da Ribeira. “Temos uma série de projetos de obras estruturantes para esses locais e, mais do que isso, temos também instrumentos, que foram criados com o Novo Plano Diretor de Natal, capazes de atrair a população para o local. Podemos usar isenções, ceder prédios públicos e até usar terrenos municipais no âmbito do Minha Casa Minha Vida para repovoar a área”, explicou o autarca.
O arquiteto urbanista Washington Fajardo, que foi presidente do Instituto Rio Patrimônio Histórico e assessor da Prefeitura do Rio de Janeiro na época dos Jogos Olímpicos, especialista na área com experiências bem-sucedidas na área, concordou com o prefeito de Natal. “As pessoas precisam estar presentes. Não adianta investir em espaço público se as pessoas não estiverem presentes. Se não tiver ninguém, até para reclamar da falta de alguma coisa ou mau uso, o local se deteriora muito rápido”, explicou.
Fajardo, que está em Natal participando do Motores do Desenvolvimento, evento promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação, citou instrumentos legais que incluem a área tributária, outorgas onerosas e incentivos, como é o caso da experiência realizada por ele na capital do Rio de Janeiro, cuja base foi um índice de valorização de imóveis reformados ou construídos em áreas históricas. “Precisamos conter o esvaziamento das áreas centrais da cidade e criar um mecanismo para regenerar o valor dos imóveis é um bom caminho”, analisou.
Durante o encontro, foram levantadas as possibilidades de parcerias entre os entes públicos e as instituições representadas no encontro para um andamento ainda mais rápido dos projetos de readequação dos locais.
Entre os projetos apresentados no encontro, a Prefeitura de Natal destacou a readequação da Avenida do Contorno, que inclui intervenções na Pedra do Rosário (construção de um mirante), na Avenida Ulisses Caldas, Tavares de Lira e Dr. Barato. A integração destas áreas, juntamente com as obras da Rua João Pessoa, já iniciadas, e a requalificação de espaços que já receberam investimentos municipais, como o Beco da Lama e o Rui Pereira, vão transformar a realidade do Centro Histórico da capital potiguar. Os projetos foram apresentados pela secretária de planejamento, Joanna Guerra.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, apresentou os avanços da legislação com a aprovação do Novo Plano Diretor. “Agora temos a possibilidade de resolver problemas como onde estão prédios que estão abandonados há muito tempo. Já estamos fazendo um mapeamento e vamos notificar os proprietários”, antecipou.
“Estamos reunindo esforços de todas as áreas e realizando essa série de obras estruturantes que vão mudar a cara de Natal. Queremos melhorar a qualidade de vida da população porque é benéfico para todos nós e isso significa ter uma cidade cada vez melhor”, concluiu o prefeito Álvaro Dias.
Participaram do encontro FIERN – Roberto Serquiz – Fecomércio – Fernando Virgílio, IFRN – José Arnóbio, Sistema Tribuna de Comunicação – Fernando Fernandes, procurador municipal – Thiago Tavares e secretários da Prefeitura de Natal.