A gestão do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), é bem avaliada pelo vereador Raimundo Mendes, que é ex-presidente da Câmara Municipal e atualmente preside a União Brasil na cidade. O parlamentar vê no PT um nome forte para a disputa pela reeleição e rejeita a ideia de candidatura a prefeito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN e ex-prefeito da cidade, Jaime Calado (PSD).
Na opinião do vereador, uma possível candidatura a prefeito de Jaime Calado em São Gonçalo, como se especula, seria uma “divisão” entre um grupo que disputa os votos do mesmo eleitorado. A cisão pode ajudar, por exemplo, no eventual surgimento de uma candidatura de terceira via, principalmente se esse novo nome estiver ligado ao bolsonarismo. “Vejo Jaime e Eraldo disputando o mesmo eleitorado, que é o eleitorado de Lula. Amanhã pode surgir uma situação em que um candidato com a bandeira de Bolsonaro apareça para concorrer com os dois e isso dificulte a vida deles. Lembrando que quem ganhou para senador em São Gonçalo foi Rogério Marinho (PL), então fiquem atentos”, analisa Mendes.
Apesar do alerta, o parlamentar diz que não há, no cenário atual, um nome com capilaridade suficiente para representar essa terceira via e competir com os que se colocam como pré-candidatos. Mendes cita como possíveis candidatos o atual prefeito Eraldo Paiva, o secretário Jaime Calado, a deputada estadual Terezinha Maia (PL) ou a filha dela, Emília Maia. “Não sei se haverá uma terceira via, talvez só no início do próximo ano possamos ter uma perspectiva sobre isso. Por enquanto o cenário ainda é muito nebuloso, as nuvens ainda estão muito fechadas. Gosto de opinar com base na realidade dos fatos. Não vejo outro nome com capilaridade para uma disputa nesta conjuntura”, analisa.
Sobre a gestão de Eraldo, Raimundo Mendes diz que o prefeito está “tentando acertar” e lembra que assumiu a prefeitura há apenas um ano, em maio do ano passado, quando o ex-prefeito Paulo Emídio morreu de câncer. “Entendo que ele, na visão de gestão que ele tem, está querendo acertar, mas a sociedade tem a perspectiva de que as coisas vão se resolver imediatamente, muitas vezes não sabe esperar. Torço pelo Eraldo, foi meu colega de vereador por dois mandatos e tem muita vontade de fazer o município crescer. Estou com ele para ver o que podemos fazer para São Gonçalo continuar avançando”, afirmou o parlamentar.
Questionado se o apoio administrativo ao prefeito representa também uma união política, ele confirma e sinaliza o desejo de permanecer unido a Eraldo, lembrando que a permanência da composição dependerá do gestor: “Sim, sim, por que não? isso é o que eu desejo [continuar unido]. Agora não depende só de mim, depende dele também. Não pode ser uma via de mão única.” Mendes avalia Eraldo como um nome forte para concorrer à reeleição à Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. O parlamentar destaca como vantagens do gestor o apoio administrativo do governo estadual e federal, que pode impulsionar o desenvolvimento da cidade por meio de parcerias e investimentos. “Acredito que será uma perspectiva de vitória, mas quem decide é o povo”, acrescenta. Os principais desafios da gestão de Eraldo, na visão do conselheiro, são os investimentos na área da saúde em primeiro lugar; além de gerar emprego e renda para a população de São Gonçalo; melhorias na educação municipal e na qualificação profissional.
“É um forte candidato”, reconhece Mendes sobre ex-prefeito Jaime Calado
Embora entenda que o caminho natural do secretário Jaime Calado seja apoiar Eraldo Paiva nas próximas eleições, Raimundo Mendes vê no ex-prefeito a figura de um “candidato forte”. Nos bastidores, a senadora Zenaide Maia (PSD) já admite que Jaime representará o PSD em São Gonçalo do Amarante, município que governou durante oito anos. “Ele é um candidato forte, já foi prefeito duas vezes, prestou serviços relevantes para São Gonçalo, agora entendo que o Jaime pode apoiar o Eraldo, porque ele faz parte do governo do PT, então por que essa divisão?”, questiona o parlamentar . Mendes afirma não ter conversado com o ex-prefeito sobre a sucessão municipal, mas acredita que o fato de Calado ocupar uma secretaria no governo de Fátima, além de apoiar o governo federal, são motivos suficientes para ele apoiar a reeleição de Eraldo em a municipalidade. do Grande Natal. “Mas essa é uma pergunta que eles podem responder. Eu acho que Jaime apoia