Eudiane lança e divide base Fátima em Natal para 2024

Departamento estadual Eudiane Macedo (PV) e dep. federal Natália Bonavides (PT) – Foto: reprodução
A federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PCdoB, venceu concurso interno na disputa pela prefeitura de Natal em 2024. Vem, agora a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) assume que também pode ser candidata do grupo Próximo ano. A escolha, porém, vai depender da decisão que será tomada pela federação partidária em função dos nomes que forem colocados.
“Não tenho vaidade. Se for pelo voto da federação e for escolhido o nome da deputada Eudiane, ótimo. Se não, quem vai perder são eles”, declarou o deputado estadual em entrevista à 98 FM na última quarta-feira, 12.
Já em seu 2º mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Eudiane também foi vereadora de Natal e seu reduto eleitoral é a Zona Norte da capital potiguar. Ela diz que quer ser candidata a prefeita para apontar, discutir e apresentar possíveis soluções para os principais problemas da região administrativa mais populosa da cidade.
“A Zona Norte é uma área totalmente esquecida pelo poder público. As obras ali têm começo e até meio, mas o fim quem sabe quando. Tudo na Zona Norte leva muito tempo. Não quer dizer que vou ser apenas prefeito da Zona Norte. Serei prefeito de Natal, mas temos que entender o sentimento dos moradores, que se sentem afastados de outras áreas”, aponta Macedo.
O parlamentar estadual criticou o sistema de transporte público de Natal e exigiu melhorias para os usuários. A solução, em sua opinião, seria a tão esperada licitação de transportes, que definiria as regras e a duração do sistema para os empresários do setor e para quem utiliza o meio de transporte.
Além disso, o parlamentar fez críticas à saúde pública municipal, afirmando que os pacientes precisam dormir na fila das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para obter registro de atendimento. “Como legislador, nós damos sugestões, colocamos leis, e não temos como executar, depende da sensibilidade de quem está na gestão, de quem está na prefeitura”, aponta.
Sabendo que o nome de Natália Bonavides já foi lançado como pré-candidata ao PT para disputar Natal, Eudiane afirma que vai brigar para que seu nome seja escolhido e já descartou a opção de ser candidata a vice-prefeita no bilhete.
“Nada com a Eudiane é por diversão. Nada começou como uma piada. Eu faço parte de uma federação. Meu partido é o PV. Mas, assim como tem o nome de Natália na federação, pode ter o nome de Eudiane Macedo. Eu não vejo nada de errado. Como temos uma federação, tudo tem que ser discutido e discutido”, declarou.
A deputada estadual afirmou ainda que já teve conversas iniciais com o presidente do PV no RN, vereador Milklei Leite, bem como com o presidente do partido em Natal, ex-vereador Maurício Gurgel. A princípio, ela afirma ter recebido o apoio dos dirigentes da sigla e acrescenta que a intenção, a partir de agora, é ampliar a discussão para a lenda como um todo, para, posteriormente, se apresentar a a federação como possível nome para a disputa pelo Palácio Felipe Camarão.
Insinuou ainda que conta com o apoio da Direcção Nacional do PV, uma vez que é do interesse do partido, segundo Macedo, ter candidaturas próprias maioritárias em todo o país. “É do interesse do PV nacional ter candidaturas majoritárias. Mas quem conhece o perfil da deputada Eudiane Macedo sabe que sou desprovida de qualquer tipo de vaidade. Nosso nome está disponível. Já tive dois mandatos como vereadora. Conheço a realidade do Natal, as necessidades. É um nome para disputar essa eleição de 2024”, acrescentou.
AVALIAÇÕES. Cotado para assumir a cadeira do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em Natal, o deputado estadual pelo PV avaliou o trabalho do atual deputado à frente da gestão municipal. Ela afirma que a pandemia foi a grande responsável pela reeleição de Álvaro “com muita facilidade”.
“Qualquer coisa que fosse feita naquele momento, todos ficavam desesperados, sem entender o que estava acontecendo”, disse o parlamentar, atribuindo nota sete à gestão do gestor da capital.
Integrante da base do governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa, ela deu a mesma nota sete ao chefe do executivo estadual. Fátima foi eleita em primeiro turno no ano passado para o segundo mandato à frente do Governo do Estado.
“Eu faço parte da base do governo, mas não sou uma deputada que fica balançando a cabeça, batendo nas costas do governador dizendo que está tudo bem, não, porque não está tudo bem. Se estivéssemos com o nosso Estado ok não teríamos passado por uma situação há 15 dias de pandemia também, pandemia que eu falo em relação a criminalidade. Todo mundo estava com medo, ninguém queria sair de casa”, lembra ela, classificando a situação vivida pelo povo do Rio Grande do Norte como “terrorismo”.