Mais investimentos: aposta na localização geográfica e relicitação do aeroporto — Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura de São Gonçalo vai mostrar aos empresários locais e potenciais investidores o verdadeiro potencial econômico do município. Sede do principal aeroporto do estado, por onde chega a maior parte dos turistas no RN, cidade sede da 1ª Investe São Gonçalo, apresentará o potencial econômico da região e exporá aos investidores as condições de infraestrutura, legislação e oportunidades de exploração da economia, empresários e a classe política do Rio Grande do Norte. O encontro acontecerá no Auditório da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, a partir das 9h.
A Investe São Gonçalo contará com a presença de empresários que já atuam na região e potenciais novos empreendedores que, na ocasião, conhecerão oportunidades de negócios no município. “Estamos a organizar a primeira Investe com o principal objetivo de levar conhecimento a investidores e pessoas que queiram investir no concelho. Com o advento da relicitação do aeroporto, então estamos realizando um evento para divulgar nossa cidade e as potencialidades do município”, afirmou Eraldo Paiva (PT), prefeito de São Gonçalo do Amarante.
No município, um dos principais temas vistos como oportunidade econômica é a relicitação do terminal aeroportuário, principal equipamento do Rio Grande do Norte. “Tem essa questão da importância do turismo que trabalha muito ligado à malha aérea, que no caso do Rio Grande do Norte. Então a gente acha que com a relicitação com esses investimentos do município, com outros investimentos que outras cidades também vão fazer, é importante e vai desenvolver ainda mais a economia local. Isso gera emprego e renda para toda a região”, defendeu Paiva.
Outra questão voltada para o aproveitamento econômico do turismo no município é religiosa, já que possui a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, um dos principais pontos de visitação religiosa do estado. “Estamos construindo a terceira ponte que liga Natal a São Gonçalo, na zona oeste da capital que tem turismo religioso para os mártires de Uruaçu. Temos artesanato, uma cultura muito forte que precisamos agregar valor. Todos esses produtos que são importantes para o trade turístico”, disse.
Além disso, a localização geográfica da cidade, próxima a Natal e ligada às principais rodovias do estado, é apontada como um atrativo para o segmento empresarial. “Estamos praticamente entre a BR-406 que passa por São Gonçalo e vai para as refinarias Clara Camarão e Guamaré, temos a BR-304 e quatro aqui na vizinha Macaíba, que liga Fortaleza a Natal, e a BR -101 de Natal para Recife para João Pessoa. Então, o São Gonçalo está muito bem estruturado nesse sentido”, afirmou.
Durante o evento, a Prefeitura divulgará o Parque Industrial Logístico-Aeroporto Rodoviário (Pilar), uma espécie de condomínio industrial, logístico e de serviços que receberá empresas, que terão incentivos do poder público, na região do Aeroporto Aluízio Alves. Para ele, os ganhos podem ser revertidos em favor do próprio município. “A renda per capita do município tende a melhorar a situação de todos. Então se você melhorar o produto interno bruto do município, você vai ter mais receita e vai conseguir distribuir melhor essa receita com as camadas mais populares e com os serviços essenciais realizados na Prefeitura, principalmente na área de saúde, infraestrutura, educação, isso é fundamental”, concluiu.
Durante o evento está prevista a apresentação do Novo Plano Diretor da cidade, cujas atualizações impactarão diretamente no desenvolvimento sustentável e no crescimento do município, apresentação do Novo Minha Casa Minha Vida, além de espaço para perguntas e comentários de o público, interações entre participantes, investidores e representantes municipais.