Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foto: ALRN/Divulgação See More
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene na manhã desta segunda-feira, 17, em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril. A homenagem proposta pelo deputado Coronel Azevedo (PL) contou com a participação de autoridades militares estaduais. Falando em nome dos parlamentares, o Coronel Azevedo falou elogiando a importância do Exército, principalmente nas ações de combate à seca, construção e manutenção de estradas e socorro em desastres ambientais.
Subtenente do Exército no final da década de 1980, o Coronel Azevedo destacou o carinho que tem pela instituição. “Tenho uma identificação muito forte, porque servi o Exército, essa instituição do Estado tão importante e que alimenta o sentimento de soberania nacional em nosso povo. Louvamos este exército de hoje e renovamos a certeza de seu compromisso com a defesa da pátria, da soberania e da liberdade do povo brasileiro. Esta Casa Legislativa se orgulha de homenagear uma instituição tão forte e grandiosa, que tanto fez e continua fazendo pelo povo potiguar”, disse Coronel Azevedo, abrindo a sessão solene.
Falando em nome do Exército, o General Erb Lyra Leal, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Mostorizada, falou sobre a importância do Exército em diversas ações no país, além da defesa da soberania nacional, principalmente no Rio Grande do Norte. “A história do Exército no Rio Grande do Norte é marcada pela bravura e coragem do nosso herói Felipe Camarão, que, com honra, defendeu o Brasil nesta terra potiguar. O exército brasileiro não vê cor de pele, gênero, posses ou fé professada, mas irmãs e irmãos unidos em um único ideal de liberdade”, afirmou.
O Dia do Exército é comemorado em memória da Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, que incluiu o encontro de portugueses radicados no Brasil, indígenas, como Filipe Camarão, e negros como Henrique Dias, em torno do projeto de expulsão dos Holandês. Calvinistas, permitem a prática da religião católica e devolvem o Brasil ao Rei de Portugal. Desde então, o Exército desempenhou importante papel em diversos momentos da história brasileira.
Durante a cerimônia, foram entregues placas comemorativas às seguintes autoridades: General de Brigada Erb Lyra Leal – comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; Tenente Coronel Mauri Sávio Araújo Vasconcelos – 1º Batalhão de Engenharia de Obras; Tenente Coronel Manoel Nascimento de Sousa Júnior – 7º Batalhão de Engenharia de Combate; Coronel André Gianasi Júnior – 15º Batalhão de Infantaria Motorizada; André Luiz de Melo Franco – 16º Batalhão de Infantaria Motorizada; Tenente-Coronel Renato Macedo Bione da Silva – 17º Grupo de Artilharia de Campanha; Tenente Coronel Pablo Moura Pinheiro – 31º Batalhão de Infantaria Motorizada; Caciano de Oliveira Júnior – Base Administrativa da Guarnição de Natal; Major Pedro Henrique Nascimento Damasceno – Companhia de Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Tenente Coronel André Guimarães Gurgel – Hospital da Guarnição de Natal.