A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se reuniu nesta quinta-feira, 16, com os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e do Tribunal de Justiça, desembargador Amílcar Maia, além do procurador geral da Justiça, Elaine Cardoso, titular do Ministério Público Estadual. Durante o encontro, foi montado um gabinete de crise para monitorar as ações de combate aos ataques criminosos registrados nas cidades potiguares desde a madrugada desta terça-feira, 14.
“Reunião muito importante com os chefes dos poderes para fortalecer ainda mais as ações de combate à violência que ocorre no RN. Além do Gabinete de Crise, instituímos o Núcleo Técnico Operacional para intensificar o combate aos crimes que, infelizmente, ainda ocorrem em nosso estado”, afirmou o governador, em publicação nas redes sociais.
Outros dois desembargadores participaram da reunião: Zeneide Bezerra e Gilson Barbosa. Também participaram do encontro o juiz federal Walter Alves e outros membros do governo, como os secretários Coronel Araújo (Segurança Pública) e Helton Edi Xavier (Administração Penitenciária), o procurador-geral do estado, Antenor Roberto, e a delegada da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.
Nesta quinta-feira, o Rio Grande do Norte entrou no 3º dia de ataques criminosos. Segundo a gestão estadual, os ataques são orquestrados por uma organização criminosa, que reivindica melhores condições dentro dos presídios. Já são dezenas de viaturas e edifícios públicos e privados incendiados.
Na quarta-feira, dia 15, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou uma primeira leva de agentes da Força Nacional ao Estado para reforçar o policiamento no RN. Nesta quinta-feira, o governador pediu ao ministro Flávio Dino reforço no quadro de funcionários. Em entrevista à CNN Brasil, o ministro disse que o contingente pode ser ampliado para até 800 homens, se necessário.
“Também temos mantido contato diário com o ministro Flávio Dino. Reiteramos a necessidade de reforço do efectivo da Força Nacional de Segurança e, com toda a sensibilidade, informou-nos que já está a tomar providências”, destacou Fátima.
Nesta sexta-feira, dia 17, 30 policiais militares do Ceará e outros 30 agentes da Paraíba chegarão ao estado. O empréstimo dos agentes foi autorizado pelos governadores Elmano de Freitas (PT-CE) e João Azevêdo (PSB-PB). Cada estado também cedeu um helicóptero ao RN, e a Polícia Rodoviária Federal cedeu um terceiro.
Policiais militares do Ceará e da Paraíba vão atuar em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, em operação conjunta com as forças de segurança do estado.
Na tarde desta quinta-feira, chegou ao Rio Grande do Norte uma força-tarefa enviada pelo Ministério da Justiça para reforçar o trabalho de fiscalização nos presídios. Ao todo, são 90 policiais penais na força de cooperação.