Reunião no Centro Administrativo nesta sexta-feira, 17, com governador, prefeitos, técnicos e parlamentares – Foto: RAIANE MIRANDA / GOVERNO DO RN
A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu nesta sexta-feira, 17, com representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para discutir ações conjuntas e reforço policial no combate a atos criminosos que já atingem cerca de 40 cidades do estado. Na reunião realizada no Gabinete de Gestão de Crise (GGC), no Centro Administrativo, os prefeitos apresentaram os prejuízos sofridos por cada município por conta das investidas criminosas ocorridas desde terça-feira, 14.
“O governador apresentou as ações do Estado, os prefeitos apresentaram seus pontos de vista sobre a necessidade de ampliar o policiamento no interior e a necessidade de maior controle da circulação de veículos na região”, explicou o prefeito de Lagoa Nova e presidente do Femur, Luciano Santos (MDB).
O prefeito disse que o Femurn está “apreensivo” com as ações criminosas que vêm ocorrendo nos municípios, principalmente contra cidades menores, que não possuem um aparato de segurança capaz de enfrentar o crime organizado. Ele citou o caso da cidade de Coronel Ezequiel, que perdeu praticamente toda a frota de ônibus, tratores e caçambas após um incêndio criminoso. “Estamos cobrando apreensivamente que o Governo do Estado seja mais forte em suas medidas e disponibilize um policiamento adequado a esses municípios para a proteção de pessoas e equipamentos pertencentes a esses municípios”, declara o presidente da Femurn.
Na reunião, ficou acertado com os prefeitos que a Força Nacional de Segurança atuará também no interior do Estado. O governador informou que os estados vizinhos do Ceará e da Paraíba estão enviando policiais, viaturas e helicópteros para as áreas de fronteira. Outras 30 viaturas com policiais da Força Nacional chegarão a Natal e farão parte das operações. “Fiquem tranquilos: não hesitaremos em tomar todas as medidas necessárias para defender a população e o patrimônio público e privado”, reforçou o governador aos prefeitos, secretários municipais, membros do sistema de segurança pública estadual, federal e municipal.
Luciano Santos diz que as prefeituras ainda estão respondendo pelos prejuízos sofridos após a onda de atentados. Até agora, pelo menos 15 ônibus escolares foram incendiados, além de retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões de lixo, veículos de passeio, entre outros. Segundo Luciano Santos, durante o encontro, os prefeitos apresentaram um levantamento preliminar dos prejuízos causados aos municípios por ataques criminosos. O número fechado ainda está sendo levantado pela federação.
Segundo o Femurn, no primeiro dia dos ataques, 25 municípios foram atingidos. No segundo dia de violência, o número caiu para 12 municípios, chegando a 11 nesta quinta. O prefeito de Lagoa Nova espera que o Governo do Estado consiga restaurar a paz social o mais rápido possível e ajudar os municípios a repor os equipamentos perdidos. “A governadora, com a liderança política que tem hoje no Estado, se dispôs, juntamente com o Femurn, a buscar recursos para repor esses veículos danificados pela ação desses vândalos que hoje atormentam a vida das pessoas no Rio Grande do Norte”.
Os prefeitos José de Figueiredo Varela (São José do Mipibu), Pedro Henrique Silva (Pedra Grande), Álvaro Dias (Natal), Reno Marinho (São Rafael), Marina Dias (Jandaíra), Luciano Santos (Lagoa Nova), Rivelino Câmara ( Patu), Emídio Jr. (Macaíba), Ivanildo Albuquerque Filho (Timbaúba dos Batistas), Jussara Sales (Extremoz), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas) e Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante).
Também estiveram presentes os deputados federais Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT) e a deputada estadual Divaneide Basílio (PT). Cel. Francisco Araújo (Sesed), Carlos Eduardo Xavier (SET), Coronel Luiz Monteiro (CBM-RN), Ana Cláudia Saraiva (Polícia Civil), Allembert Ferreira Nunes, Sheila Freitas e Carlos Paiva (Departamento de Segurança Natal), Daliana Bandeira (STTU ), Péricles Venâncio dos Santos (PRF) e José Torres (CMT Parnamirim).