Marchiori não resistiu a nove jogos consecutivos sem vencer e deixou o ABC — Foto: José Aldenir/Agora RN
Após nove jogos seguidos sem vencer, Fernando Marchiori deixou o comando do ABC. O anúncio conjunto, segundo o clube, aconteceu neste domingo, 14, após a derrota em pleno Frasqueirão, para o Botafogo/SP. O ABC está atualmente na lanterna da Série B. São seis jogos sem vitórias na competição. Dos 18 pontos em jogo, apenas um foi conquistado no empate contra o CRB, pela quinta rodada da competição, em partida disputada em Alagoas. Em 2023, o treinador teve apenas 55,9% de aproveitamento no comando alvinegro.
Desde que chegou ao ABC, Marchiori conquistou o Campeonato Potiguar de 2022 e também o acesso à Série B. Neste ano, classificou o time para a decisão do estadual, chegou às semifinais da Copa do Nordeste e à terceira fase da Copa do Brasil. pelo Vasco na segunda fase da competição nacional. “Isso não é sorte, é trabalho, é competência. Quem diz que é sorte é quem tem inveja, quem não sabe reconhecer o trabalho dos outros. E Marchiori merece todo o crédito do mundo. Parabéns ao Marchiori pelo trabalho que fez no ABC”, avaliou o comentarista esportivo Pedro Neto.
A última vitória da equipe foi no dia 9 de abril, por 1 a 0, contra o Santa Cruz, pela segunda fase do campeonato estadual. Desde então, derrota para o Grêmio em casa, pela primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil, que encerrou a longa invencibilidade do clube no estádio Frasqueirao, e revés para Londrina, Vitória, Ceará, Botafogo/SP – pela Série B – e também pelo América, na Arena das Dunas, no primeiro jogo do estadual deste ano.
O Agora RN retomou todos os jogos disputados pelo ABC, em 2023, sob o comando do técnico e concluiu que, em 2023, o clube teve aproveitamento de 53,3%. Desde que chegou, em março de 2022, já disputou 65 partidas, com 30 vitórias, 19 empates e 16 derrotas, um aproveitamento total de 55,9%.
Segundo Pedro Neto, a demissão do técnico Fernando Marchiori tem dois lados. “O primeiro lado estava certo em dispensá-lo se você olhar apenas para os resultados atuais? Sim. O ABC vem de fracassos consecutivos na série B, aliás o ABC ainda não venceu. Por outro lado, o ABC tem um clássico contra o América, na sequência do campeonato estadual. Era hora de demitir o treinador? Não era melhor ter esperado o campeonato estadual acabar? Quem vai ao banco deve ser interino, mesmo que contrate carruagem. Com certeza esse treinador não vai para o banco porque não conhece o elenco atual, mesmo sendo alguém da terra, o cara não vai aceitar ir para o banco num incêndio desses”, projetou.
O ABC volta a campo nesta quarta-feira, dia 17. A partida é decisiva e vale a taça: o clube fará a segunda partida da final do Campeonato Potiguar. Derrotado na primeira partida por 1 a 0, o time precisa reagir para erguer o troféu de campeão. No sábado, vai a São Luís enfrentar o Sampaio Corrêa pela sétima rodada da Série B.