Fifa anuncia logotipo da Copa do Mundo de 2026 em evento com Ronaldo nos EUA

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, apresentou o novo emblema para a Copa do Mundo de 2026 / Foto: reprodução do vídeo
Em evento com a presença de Ronaldo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a logomarca da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. O dirigente também lançou uma campanha em prol da diversidade no futebol no evento realizado na cidade de Los Angeles.
A logomarca traz a imagem do troféu da Copa do Mundo sobre os números 26, em letras grandes, ao fundo, em referência ao ano da próxima Copa do Mundo. Segundo a Fifa, é a primeira vez que o troféu faz parte da logomarca de uma competição. “A imagem do troféu permite a personalização para refletir a singularidade de cada anfitrião, enquanto constrói uma estrutura de marca identificável para os próximos anos”, disse a Fifa em um comunicado.
No total, 16 cidades sediarão jogos da Copa do Mundo daqui a três anos. E cada sede terá seu próprio logotipo. A ideia faz parte da campanha de diversidade que a Fifa lançou na noite de quarta-feira. “A campanha capacita pessoas, lugares e comunidades a desempenhar um papel integral no lançamento da marca da Copa do Mundo. A campanha captura retratos de rostos e lugares para mostrar como as histórias da Copa do Mundo são únicas.”
A Copa do Mundo de 2026 também será única em termos de estrutura. Será a primeira com a participação de 48 seleções, disputadas em três países ao mesmo tempo, outra exceção na história das Copas do Mundo. O formato, portanto, também terá que sofrer alteração, com o acréscimo de uma nova fase, a eliminatória, antes do início das oitavas de final.
“É um momento em que três países e um continente inteiro dizem coletivamente: estamos juntos como um para dar as boas-vindas ao mundo e realizar a maior, melhor e mais inclusiva Copa do Mundo da história da FIFA”, disse Infantino.
A próxima Copa do Mundo será disputada novamente no meio do ano, já a Copa do Catar será disputada entre novembro e dezembro de 2022. Em 2026, a competição acontecerá entre junho e julho, com término previsto para 19 de julho. Ao todo, serão 104 partidas, 80 só na fase de grupos, que terá 12 chaves – no Catar, foram oito grupos e 32 seleções.