RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Finalmente, o aeroporto do RN poderá crescer

Aeroporto SGA. Foto: Arquivo

Há mais de 20 anos sonho e clamo pelo aproveitamento econômico do entorno do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Geraria milhares de empregos e oportunidades. Fiz isso como deputado federal, presidente do Parlatino e hoje como simples cidadão. A ideia inicial era propor uma área de livre comércio, um projeto global bem-sucedido. Com a evolução da globalização, surge agora outra alternativa: o “hub” logístico. E o melhor: o RN poderá sediar o “hub” da “Empresa de Correios e Telégrafos”.

O que é
Os “hubs” são espaços físicos nos quais as empresas podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores e fornecedores. Nesses ambientes, os projetos têm maior probabilidade de crescer.

“Centro Logístico”
É o local de movimentação dos produtos, desde a saída do fabricante até a chegada do consumidor final. A empresa envia as mercadorias para o hub, que as redistribui aos clientes.

Inovação
Outra consequência da instalação do “hub” é o estímulo à inovação, que promove o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Um exemplo é Belo Horizonte, onde está instalado um polo de inovação criativa, que abriga empresas de tecnologia e startups.

iniciantes
São empresas focadas em tecnologia e inovação que visam desenvolver e aprimorar um modelo de negócio. É uma aliança entre negócios, ética e inovação social. No RN, o “hub” dos Correios no aeroporto e um hub de inovação criativa na cidade de Natal, como BH, serão totalmente compatíveis. Uma complementa a outra, permitindo o acesso aos mercados interno e externo.

Experiência
O primeiro “centro criativo” surgiu em Londres em 2005 para produzir sapatos a partir de resíduos reciclados. Noventa e nove por cento de cada sapato era feito de casacos militares, sacos de café e peles, que iriam para o lixo. Experiência economicamente vencedora.

Oportunidade
Diz o provérbio: “Há três coisas na vida que não voltam mais atrás: a flecha disparada, a palavra dita e a oportunidade perdida”. O RN não pode mais perder essa oportunidade, principalmente em um momento em que a concessão do aeroporto é dada a uma empresa suíça séria e experiente.

Dever cumprido
Se o “hub” for implantado, terei a sensação de ter cumprido meu dever de parlamentar. Sempre defendi a transformação do aeroporto em polo turístico e exportador, por sua posição geográfica estratégica. Nunca fui ouvido por governadores, na época correligionários. Agora, espero que a governadora Fátima Bezerra não perca essa chance. Temos que apoiá-la.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.