Os agentes de segurança pública da Força Nacional, que desembarcaram em Natal na madrugada desta quarta-feira (15), começaram a apoiar o trabalho das forças de segurança do estado no combate aos atos criminosos registrados no Rio Grande do Norte nos últimos dias. A tropa foi recebida esta tarde pela governadora Fátima Bezerra na Escola de Governo, no Centro Administrativo, onde apresentaram os detalhes finais do planejamento e partiram para os locais de atuação.
Desde o pedido formal de apoio feito pelo Governo do RN na terça-feira (14), 105 agentes da Força Nacional desembarcaram no Estado para apoiar o trabalho desenvolvido pelas instituições de segurança do estado. De forma integrada, esses agentes atuarão em áreas estratégicas com o objetivo de garantir a ordem pública no norte do Rio Grande do Sul.
A ação de início imediato também ocorre devido à reunião realizada entre a governadora Fátima Bezerra, gestores de segurança pública do Estado, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (SETURN), Detran e Prefeitura de Natal, na qual foi acordado o apoio necessário . garantir a segurança do serviço de transporte público da Região Metropolitana de Natal. O trabalho coletivo das forças de segurança atuará ostensivamente no contato direto com os representantes dos transportes, proporcionando maior apoio em garagens e pontos de grande fluxo de frotas. Conforme combinado, uma frota de 47 ônibus, com 11 linhas, começou a circular em Natal no meio da tarde.
Dados da Secretaria de Previdência e Defesa Social (Sesed), atualizados às 14h30, registram a prisão de 39 suspeitos; nove armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 35 artefatos explosivos, cinco mortos e dois carros apreendidos, além de dinheiro, drogas e munições.
“Estamos mobilizados, realizando ações efetivas que reduzem o número de ataques. Contamos também com a colaboração das polícias da Paraíba e do Ceará, atuando nas localidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte. Portanto, é mais um reforço que temos agora para que possamos avançar, cada vez mais, na luta incansável contra a violência para restabelecer a normalidade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.