Reunião entre forças de segurança do estado do Rio Grande do Norte – Foto: Reprodução
Diversos ataques registrados em diversas cidades do Rio Grande do Norte durante a madrugada desta terça-feira, 14, já eram do conhecimento das forças de segurança pública do estado. A informação foi confirmada por pelo menos duas fontes distintas, entre elas o coronel Francisco Araújo, que chefia a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed). Para a Sesed, as ações penais podem ser uma resposta a ações de combate anteriores que registraram confronto entre criminosos e policiais, com mortes criminosas, prisões e apreensões de drogas.
A informação foi avançada em conferência de imprensa na manhã desta terça-feira pelo ministro. “Tínhamos informações, inclusive do dia anterior, e ontem à tarde fizemos uma reunião com todas as forças de segurança pública do estado. Forças estaduais e federais. Polícia Federal, PRF, MPRN até o GAECO, a área de inteligência”, afirmou. No entanto, a autoria dos ataques não foi divulgada e não houve confirmação oficial de que os ataques foram realizados por facções criminosas.
Leia também: Bandidos realizam ataques organizados em Natal e interior nesta manhã
“Não temos detalhes da motivação, mas acreditamos que com ações anteriores da polícia há 15 dias, uma semana atrás, onde houve um confronto com o sistema de segurança policial em relação aos infratores, inclusive onde alguns morreram, onde uma grande quantidade de drogas e armas, essa delinquência conturbada para querer enfrentar as forças de segurança pública. Temos todas as nossas forças, não vamos admitir, vamos enfrentar com todas as nossas forças para dar tranquilidade à sociedade gaúcha”, completou Araújo.
Além da Sesed, Ana Cláudia Saraiva, Delegada-Geral da Polícia Civil, também confirmou a informação de que as forças de segurança pública tinham conhecimento das intenções dos criminosos. “Tínhamos informações de que isso poderia acontecer. Estamos investigando. A Polícia Civil e juntamente com a Polícia Federal estão apurando esses fatos e trocando as informações necessárias para que possamos fazer o que já estamos fazendo e desencadear as prisões desses atos”, afirmou.
Saraiva afirmou que a polícia mapeia os líderes dos ataques. “Estamos com nossa inteligência integrada e na troca de informações e inquéritos, com inquérito instaurado, com mutirões das delegacias da capital e região metropolitana. Estamos fazendo o mais rápido possível para identificar os mandantes desses atos, bem como os executores”, acrescentou.
O subcoordenador do sistema penitenciário João Batista, que representou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na ausência do titular da pasta, disse que a Seap está preparada para possíveis ocorrências e que a situação pode ser pior se não houver planejamento. “É por isso que hoje não estamos vendo fugas ou outras situações no sistema penitenciário, porque estamos fazendo pontualmente essas rondas e essas buscas diárias. Desde ontem, quando esses supostos ataques foram anunciados, escalas especiais foram colocadas nas unidades prisionais mais vulneráveis”, disse.
O subcoordenador do sistema penitenciário João Batista, que representou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na ausência do titular da pasta, disse que a Seap está preparada para possíveis ocorrências e que a situação pode ser pior se não houver planejamento. “É por isso que hoje não estamos vendo fugas ou outras situações no sistema penitenciário, porque estamos fazendo pontualmente essas rondas e essas buscas diárias. Desde ontem, quando esses supostos ataques foram anunciados, escalas especiais foram colocadas nas unidades prisionais mais vulneráveis”, disse.
Veja alguns dos registros sobre ataques criminosos no Rio Grande do Norte:
Criminosos atearam fogo em ônibus escolar em Santa Luzia:
Além disso, há relatos de ataques a caixas eletrônicos nas cidades de São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Macau, Acari, Touros, Cerro Corá. Em Caicó, um posto de gasolina e uma loja de motos foram invadidos.
Criminosos jogam coquetel molotov em posto de gasolina na Redinha: