A governadora Fátima Bezerra apresentou, nesta segunda-feira, 17, o projeto Porto-Indústria Verde, no Rio Grande do Norte, à maior construtora de portos e aeroportos do mundo – a chinesa CCCC – China Communications Construction.
A CCCC opera em 159 países e construiu sete dos dez maiores portos do mundo. Fátima Bezerra disse que o Porto-Indústria Verde “é a principal prioridade do povo do RN pela importância de um projeto de desenvolvimento sustentável que garanta o crescimento da nossa economia e do nosso estado”.
O Governador destacou a importância do novo Porto para o setor das energias renováveis eólica e solar, tanto em terra como no mar, incluindo a produção de peças e equipamentos, e para a produção de hidrogénio e amoníaco verde.
“Agora que temos uma compreensão básica do projeto, vamos dar uma olhada mais profunda. Temos uma equipe que irá analisar os dados técnicos e a viabilidade econômica. Estou ciente de que o projeto é de grande importância para o RN e para o país. Somos engenheiros e como engenheiros ficamos muito felizes quando vemos bons projetos como este. Esperamos ter resultados concretos em breve”, disse Yun Liang – presidente do CCCC, ao final do encontro em Pequim, com a governadora Fátima Bezerra e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Alexandre Lima e da Comunicação Social, Daniel Cabral e do Coordenador de Desenvolvimento Energético do RN, Hugo Fonseca.
O Governo do RN também obteve importante apoio da embaixada brasileira na China. “A embaixada servirá de ponte para que o CCCC receba o máximo de informações para analisar o projeto tão importante para o Brasil e para o RN”, declarou Marcos Brandão, embaixador do Brasil na China.
REDE DE ESTADO
Em mais uma agenda de trabalho na China, nesta segunda-feira, a delegação do Governo do RN se reuniu com o presidente da State Grid Corporation Of China, Zhang Zhigang. Na ocasião, foi apresentada a capacidade produtiva do Estado na área das energias renováveis e o atlas eólico.
Aos diretores da State Grid, a Govenadora disse: “Podem continuar acreditando e confiando no Governo do RN, pois é uma gestão comprometida com o diálogo, que respeita os contratos, um governo que ousou em seu primeiro mandato na realização a modernização de nossas políticas fiscais e de incentivos fiscais. Somos um governo que tem se empenhado em ter um ambiente cada vez mais favorável aos negócios, com segurança jurídica, com celeridade nas licenças ambientais, e agora se inserindo nessa agenda contemporânea que é o hidrogênio verde”.
E Fátima Bezerra completou: “O RN está pronto para expandir a matriz energética com offshore e hidrogênio verde. Para o Governo do Estado, agora, ao completarmos 10 anos de liderança na produção de energia eólica em nosso país, estamos prontos para assumir o protagonismo nesta nova fase de transformações com a produção de hidrogênio verde”, ele enfatizou.
Também participando do encontro, o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, afirmou: “A State Grid conseguiu enxergar o enorme potencial do RN – que eu mesmo, que sou de lá, não sabia. E você sabe que está diante de uma liderança nacional, não só do RN, e que tem colaborado para o desenvolvimento de um projeto de transformação do Brasil”.
Zhang Zhigang reconheceu o grande potencial em energia limpa do RN e disse: “A visita do governador nos dá confiança para aprofundar nosso relacionamento com o RN e nos deixa muito animados para fortalecer esse relacionamento”.