RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Governo do RN trata de ampliação de parcerias com o Sebrae Nacional

Governo do RN amplia parceria com o Sebrae – Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Essa foi a pauta do encontro desta segunda-feira, 22, entre a governadora Fátima Bezerra e o presidente nacional da instituição, Décio Lima, em Natal, na sala de reuniões do governador. As parcerias serão ampliadas principalmente nas áreas de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

“Recebo formalmente o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, acompanhado das secretárias de Estado do Turismo, Ana Costa; de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e a presidente da Fundação José Augusto, Mary Land Brito, para discutir novas parcerias que impactarão a população em uma área na qual o Sebrae tem expertise. O Sebrae trata de uma agenda essencial para o país, que é a geração de emprego e renda. No Rio Grande do Norte temos um relacionamento frutífero com o Sebrae. E agora, com o novo rumo nacional, vamos ampliar esse relacionamento e parcerias”, afirmou Fátima Bezerra.

Décio Lima reforçou seu compromisso com o estreitamento do relacionamento e com as políticas públicas de inclusão social e redução da pobreza. Ele disse que recebeu orientação direta do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para começar a visitar todos os estados do Rio Grande do Norte a fim de elencar as prioridades para a atuação do Sebrae de forma mais incisiva.

Junto com o setor de turismo, o Governo do RN, por meio da Setur, quer ampliar as parcerias para a divulgação e consolidação do Geoparque Seridó, sinalização de formações geográficas, cavernas e comunidades originárias, programas de formação e capacitação para o ecoturismo, boas práticas de sustentabilidade e viagem de imprensa.

No campo da cultura, a presidente da FJA, Mary Land Brito, disse que o RN pretende desenvolver oficinas sobre a Lei Paulo Gustavo, que visa mitigar os efeitos da pandemia de Covid 19 no setor e prevê a transferência de R US$ 3,8 bilhões para Estados e municípios. “A cultura é um setor importante que foi um dos mais afetados pela pandemia. Destaco que a Cultura no RN gera mais de 3% da arrecadação e em nível nacional gera mais que as indústrias farmacêutica e automobilística”, apontou Mary Land.

No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o secretário Jaime Calado propôs maior interação por meio das sete câmaras setoriais instaladas no RN a partir de 2019. “Nas câmaras setoriais, o Governo do Estado dialoga com todos os segmentos e inclui o Sebrae, universidades e instituições da sociedade civil sociedade. Nosso governo também aprovou cinco leis setoriais que são políticas de Estado, incluindo micro e pequenas empresas. Temos convênio com o Sebrae para implantação do Parque Tecnológico do RN e queremos ampliar o diálogo e as oportunidades de geração de emprego, renda e trabalho”, disse o secretário.

Também acompanharam o governador ao encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Raimundo Alves; a secretária de gestão de Projetos Especiais, Virgínia Ferreira; o diretor-geral da FJA, Gilson Matias; coordenador de energia da Sedec, Hugo Fonseca; presidente da Agência de Desenvolvimento do RN, Márcia Maia. Estiveram presentes no Sebrae/RN o superintendente Zeca Melo, o presidente do Conselho Deliberativo, Itamar Manso e o diretor de operações Marcelo Toscano.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.