Grupo “Jardim de Histórias” promove conversa sobre educação e família

O Centro também promove eventos e ações formativas no dia 27 – Foto: Divulgação
O núcleo Jardim de Histórias – formado por três escritoras, roteiristas e psicólogas do Rio Grande do Norte: Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Georgia Hackradt – surgiu em 2015, a partir da ideia de dialogar sobre temas de arranjos familiares utilizando a arte como ferramenta, seja na literatura, audiovisual, artes visuais, entre outras linguagens.
Ana Andréia destaca a importância da arte para a abordagem dos temas envolvidos no projeto: “A proposta do Jardim de Histórias se baseia em expressões da arte, como a literatura e o audiovisual, para termos instrumentos que mobilizam afetos para nos ajudar na discussão dos temas que trabalhamos. São temas que envolvem a família, então são temas que despertam afeto e a gente aprende que essa ‘costura’ entre arte e psicologia faz um casamento muito bonito.”
Com três livros lançados: “Filho por amor: a história de Guido” (2015/reedição em 2019); “Algodão-doce, carrossel e a madrasta” (2020) e “As Casas de Clara” (2022), ambos do segmento de literatura infanto-juvenil/literatura infantil, o grupo estimula que os temas que envolvem as histórias façam parte das discussões do cotidiano das famílias não só no ambiente doméstico, mas também na escola, desde a distribuição dessas obras para profissionais da educação, bibliotecas escolares públicas e privadas e para alunos de 07 a 11 anos.
Georgia Hackradt reforça: “Os livros foram pensados com muito carinho, desde os temas até as ilustrações. Nossa intenção é aproximar o leitor de temas delicados, de forma delicada e responsável.”
Além de publicações literárias e documentários, o Núcleo promove eventos e ações de formação. A próxima pauta será no dia 27 de abril, no SEBRAE, com o Encontro da Caravana Jardim de Histórias, projeto que tem como principais objetivos abordar a questão dos vínculos familiares e seus diversos formatos; desconstruir os preconceitos existentes no ambiente escolar em relação às crianças que pertencem a um arranjo familiar diferente do nuclear tradicional (pai, mãe e filhos biológicos); e ajudar as instituições de ensino a promover um ambiente propício ao desenvolvimento integral das crianças.
O evento contará com uma roda de conversa com os três integrantes do projeto – com o tema “O papel da escola nas situações de sofrimento dos alunos quando vivenciam conflitos familiares” – além de uma sessão de lançamento dos livros do Jardim de Núcleo de histórias.
“Proporcionar esse momento de diálogo, além de estreitar nossos laços com o segmento educacional, é o principal objetivo deste encontro que será realizado no dia 27 de abril, no Sebrae. Queremos promover uma tarde de conversas, lançamento e relançamento de nossos livros, receber pessoas para troca de informações, experiências, além de aumentar a visibilidade do nosso projeto. Ficamos muito felizes com esta oportunidade e reforço o convite a todos que se interessam pelo tema e pelo nosso projeto em sua amplitude, que sempre une arte e psicologia”, comentou Alessandra Macêdo.
O projeto é uma realização do Jardim de Histórias.