RN 24 Horas

A Noticias Vidrada 24 Horas. Veja toda notícia do Rio Grande do Norte e Região.
Hospital Giselda Trigueiro completa 80 anos

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) completou 80 anos de funcionamento nesta sexta-feira, 14. A unidade é uma das principais da rede estadual coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), sendo referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas, informações toxicológicas e imunobiológicos especiais.
Localizado no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, o hospital é historicamente responsável pelo atendimento de primeira linha de casos de HIV, meningite, doença de Chagas, tuberculose, dengue, febre tifóide, sarampo, coqueluche, difteria, entre outros. Mais recentemente, o HGT reforçou seu perfil para atender pacientes com novas doenças, como Covid-19 e MPOX.
Desde 2019, a gestão da Sesap vem investindo na qualificação dos hospitais, desde melhorias na infraestrutura até a abertura de novos leitos, principalmente durante a pandemia. Ainda hoje, o HGT conta com 27 leitos de UTI para receber casos graves de Covid-19, além de outros 32 leitos de UTI para casos gerais e dezenas de leitos de enfermaria. “Ao longo dos anos, este hospital nunca deixou de lidar com todas as pandemias e endemias. Fica aqui o agradecimento a todos que construíram a história deste hospital”, destacou André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro.
Em levantamento divulgado em abril de 2021, o desempenho do Hospital Giselda Trigueiro no tratamento em UTI de pessoas acometidas pela Covid-19 ficou acima da média nacional. Segundo levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), a taxa de mortalidade nas UTIs públicas foi de 36,6% e nas privadas de 29,7%. No caso de Giselda, o número chegou a 21,5%, levando em consideração o período entre o início da pandemia e março daquele ano.
O hospital realiza mais de seis mil consultas por mês, e também é referência em ensino e pesquisa a partir de parcerias com o Departamento de Infectologia e o Instituto de Medicina Tropical da UFRN, além de diversos cursos na área da saúde, como enfermagem, nutrição, farmácia e serviço social.l

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.