A Unidade Multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh de Hospitais (Huol-UFRN/Ebserh), em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFRN, está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa que examinará os efeitos do uso da terapia de ventosa (terapia de ventosa) em pessoas com osteoartrite (artrose) do joelho. São oferecidas 35 vagas.
O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Cardoso de Souza, do Departamento de Fisioterapia, é fruto de uma parceria entre o Huol e a UFRN. As avaliações e tratamentos acontecerão no Laboratório de Palmilhas e Reumatologia (LAPRE), com o objetivo de atender pessoas com dores no joelho, buscando minimizar os sintomas e promover melhorias funcionais e qualidade de vida.
O público-alvo da pesquisa são pessoas com artrose do joelho, que sofrem com dores e dificuldade para dobrar o joelho pela manhã, que sentem o joelho ranger com frequência, entre outros. Outros critérios serão considerados mediante avaliação da equipe de fisioterapia, inclusive ser do sexo feminino; ter entre 50 e 75 anos; morar em Natal; não estar em tratamento fisioterapêutico nos últimos três meses; nunca ter realizado ventosaterapia; e ter disponibilidade para atender duas vezes por semana, no período da tarde, para realizar o tratamento ao longo de seis semanas.
Os fisioterapeutas também avaliarão o histórico médico, cirurgias e injeções nos últimos meses. Assim, não poderá participar o interessado que tenha diagnóstico de fibromialgia, tenha feito infiltração com corticosteróide no joelho nos últimos seis meses, apresente qualquer lesão ligamentar e meniscal ou tenha sido submetido a cirurgia prévia no joelho.
Os interessados que atenderem aos critérios de participação deverão entrar em contato com a Unidade Multiprofissional do Huol, enviar mensagem com nome completo e telefone via WhatsApp (84) 99962-3974, manifestando interesse em participar da pesquisa sobre artrose do joelho. Em seguida, os responsáveis pela pesquisa entrarão em contato para agendar a avaliação. A Unidade Multiprofissional funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h30 às 16h.
Os voluntários receberão ventosas para dor no joelho, com o objetivo de verificar se esse tratamento será capaz de melhorar a dor, a função física e a qualidade de vida. Os participantes serão acompanhados pela equipe durante seis semanas, com duas intervenções semanais nesse período. O monitoramento indicará se houve redução da dor e melhora funcional, gerando dados necessários para a condução do estudo.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para racklayne.cavalcanti.061@ufrn.edu.br (Racklayne Cavalcanti – fisioterapeuta).