O Instituto Metrópole Digital (IMD) aceita inscrições até 16 de setembro para o curso “Pensamento computacional e sua relação com a BNNC”. Proposta na modalidade de Ensino a Distância (EAD), a iniciativa é voltada tanto para professores da formação básica quanto para estudantes universitários, com o objetivo de estimular o poder cognitivo e operacional dos alunos a partir do pensamento computacional, metodologia que orienta no uso de ferramentas tecnológicas para resolver problemas.
São oferecidas 150 vagas e os interessados podem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Educacionais (SIGAA) (procure pelo nome do curso). Entre os temas abordados pelo curso estão os pilares do pensamento computacional, a metodologia do aprendizado baseado em problemas, a computação desplugada, a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento computacional.
As atividades terão início no dia 12 de setembro e terão carga horária de 60 horas, divididas em cinco módulos. A expectativa, nesse sentido, é que os participantes concluam o curso em até dois meses. A iniciativa é realizada dentro do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN) e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais e dos Jogos Digitais e Laboratório de Educação (GameLab).
Ao acessar o site do Sigaa, o usuário deve especificar o tipo de atividade e a unidade responsável no filtro de busca. Neste caso, respectivamente, “corso” e “Instituto Metrópole Digital”. Entrando na página do curso, basta clicar no link disponível para se inscrever e preencher as informações necessárias.