Pois bem, a coluna Opinião dizia que a nomeação de Ivan Júnior para assumir a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Rio Grande do Norte, traria problemas políticos. Em vídeo recuperado pelo Blog do Barreto, o ex-prefeito de Assú faz fortes críticas ao PT, justamente na campanha, quando Lula tentava chegar ao Planalto pela 3ª vez.
“Temos dificuldade até para dar uma lição de moral. Vou te dar um exemplo. Você tem um filho, então você tem um candidato a presidente que foi preso, com um problema gravíssimo de corrupção e teve algumas situações processuais que o certo era não ter inviabilizado o processo. Tivemos até um momento, o governo de Lula [foi um] desastre de governo, o governo de Dilma foi um desastre”, disse Ivan Júnior, candidato a vice-governador na plataforma de Jair Bolsonaro (PL).
Até o ator global José de Abreu entrou na crise. Ele ecoou a entrevista e enviou publicamente o vídeo de Ivan Júnior à presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR). José de Abreu esteve recentemente no Rio Grande do Norte, a convite do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele também esteve com a governadora Fátima Bezerra.
O ex-senador José Agripino Maia está entusiasmado com a indicação. Além de usar o selo da bancada União Brasil, ele já pediu apoio ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), um dos articuladores políticos do Governo Lula no Congresso Nacional.
PARQUET
Candidata única, Elaine Cardoso recebeu 164 votos ontem na eleição para Procuradora-Geral da Justiça. Comandante do Ministério Público Potiguar, ela será reconduzida ao cargo para o biênio 2023-2025. Com a homologação do resultado da eleição, o nome será encaminhado à governadora Fátima Bezerra. A solenidade de inauguração está marcada para o dia 19 de junho, em Natal. Ao todo, 202 deputados do MPRN puderam votar. Elaine obteve 81,18% dos votos válidos.
CANDIDATO EVANGÉLICO
Em reunião articulada pelo prefeito Eriko Jácome (MDB), o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) se reuniu ontem com o presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, pastor Martin Alves. Na reunião, ficou claro que o pré-candidato a prefeito de Natal terá o apoio de todas as vertentes do sistema religioso. Estiveram presentes a vereadora Camila Araújo (UB), os ex-deputados estaduais Jacó Jácome (PSD) e Albert Dickson (PSDB) e a ex-deputada federal Carla Dickson (UB). Só faltou o ex-deputado Antônio Jácome, mas ele foi representado pelo filho Jacó.
Sua vez
Da China, a governadora Fátima Bezerra (PT) acompanha toda a articulação dos opositores locais para colocar Ivan Júnior na Codevasf-RN. A Codevasf se destacou durante o governo Bolsonaro ao ser impulsionada em troca de apoio político. No período eleitoral, a estatal acelerou as entregas de máquinas, veículos e produtos aos redutos dos padrinhos com emendas parlamentares, liberando recursos. Segundo a Folha de S. Paulo, Assú ficou entre as 10 cidades do Brasil que mais receberam recursos da empresa, ao lado de Mossoró e Caicó.
ASPAS
As declarações de José Agripino à 94 FM, onde não economizou nas críticas ao governo de Fátima ao avaliar os 100 dias da nova gestão, também estão sendo encaminhadas a Brasília, para mostrar que o ex-senador e ex-governador é um opositor local e nacional . “Qual foi a atuação do Governo do Estado? Sinto muito: deplorável, não agi. Se eu fosse governador, teria agido de forma muito diferente. Então, nesses 100 dias, além de não ter tido nada de novo, teve a notícia negativa que foi a passividade do governo diante de uma explosão de violência e terrorismo”, afirmou, mesmo tendo passado pelos mesmos problemas na década de 1990, quando governou o RN.
ESCRITÓRIO
Na mesma entrevista à 94 FM, José Agripino, mesmo sendo contrário ao governo Lula, admitiu que foi solicitado uma indicação para superintendência no RN. “Pediram-me o nome do superintendente local e dei-lhe um nome. Em benefício de quem? Em prol de administrar tudo que a Codevasf tem – e tem muita coisa que já está acontecendo há algum tempo – rodando aqui no Estado, essa é a minha forma de colaborar”, declarou.
AGENDAR
De volta da China, o presidente Lula vai receber governadores na próxima semana em Brasília. Na terça-feira, 18, o governador interino Walter Alves (MDB) representa o Estado em reunião que vai tratar também da crise na segurança escolar e dos ataques em algumas escolas do país. As agressões e ameaças ocorridas nas últimas semanas têm causado temor entre pais e responsáveis de alunos de instituições públicas e privadas.
IMORTAL
Entusiasmado com a ideia de ser escritor, o prefeito Álvaro Dias aproveitou a visita a Natal do prefeito de Itabirito (MG), Orlando Caldeira, por ocasião do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, para presenteá-lo com um exemplar do livro “Guerra dos Tamoios”, lançado recentemente pelo prefeito de Natal. “Ele também é um grande apreciador da nossa história! Uma honra ter você como leitor”, comentou no Instagram.
ACORDOS
Após dois dias de intensa programação na China, o presidente Lula da Silva cancelou de última hora a coletiva de imprensa e encerrou a agenda de compromissos oficiais. Foi uma despedida anticlimática, depois de uma visita marcada por uma série de fortes declarações do presidente, de valorização da China e contra a hegemonia dos Estados Unidos. A partida de Lula está marcada para a manhã deste sábado (sexta-feira à noite no horário de Brasília), com destino a Abu Dhabi.
OITIVA
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja ouvido em até dez dias, no inquérito que investiga os mandantes dos atentados do golpe de 8 de janeiro. Na decisão, Moraes disse que a audiência com Bolsonaro, nos termos indicados pelo Ministério Público, “é medida indispensável para o completo esclarecimento dos fatos investigados”.