Quem teve pedido de dispensa ou justificativa de ausência indeferido tem até a próxima sexta-feira, 12, para recorrer da decisão – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), vinculado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou no final da manhã desta segunda-feira, 8, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de matrícula do Enem (Ensino Médio Nacional Exame) 2023.
A resposta ao pedido pode ser verificada na página do participante. Quem teve o pedido de dispensa ou justificativa de ausência indeferido tem até a próxima sexta-feira, 12, para recorrer da decisão.
A isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 está disponível para os participantes que cursam este ano o último ano do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, em escola pública.
Também têm direito ao benefício os matriculados que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada, que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
O período de inscrição no Enem será de 5 a 16 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
A aprovação do pedido de dispensa ou justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em prestar o Enem 2023, isentos ou não, devem se inscrever na página do participante, no prazo indicado.
E TAMBÉM
O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos no final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas que tenham convênio com o Inep para aceitação de notas de provas. Os acordos garantem o fácil acesso às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.
FRANCISCO LIMA NETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)