Foram inspecionadas 471 bombas de combustível, 75 bombas de GNV e 372 balanças comerciais – Foto: divulgação/Ipem
Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) visitaram 26 municípios do Rio Grande do Norte para fazer a verificação periódica de quase mil instrumentos de medida, ao longo da última semana. Foram vistoriadas 471 bombas de combustível, 75 bombas de GNV e 372 balanças comerciais. Do total de cheques, 6% dos instrumentos foram rejeitados por alguma irregularidade e devem ser reparados antes de serem usados novamente.
“O IPEM/RN está em campo e atuando. Retomamos a fiscalização em diversas regiões do interior do Rio Grande do Norte de bombas de combustível, dispensadores de GNV e balanças. O objetivo é garantir que este equipamento, tão essencial ao dia a dia da população, esteja funcionando corretamente e garantindo a segurança e proteção do consumidor. Ir para essas cidades do interior foi uma proposta da nossa coordenação operacional, pois já fazia muito tempo que não havia nenhuma operação nessas regiões”, afirma o diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo.
No caso dos bicos das bombas de combustível e dos dosadores de GNV verificados, as principais inconsistências encontradas foram: vazão abaixo do permitido (quando é entregue ao consumidor um volume de combustível menor em relação ao apresentado na bomba), erro no intertravamento ( sistema de bloqueio responsável, zerando o volume da bomba de combustível e os indicadores de preço para cada novo abastecimento), reparo incorreto pela oficina licenciada.
Em relação às mais de trezentas balanças comerciais avaliadas, os principais erros apresentados foram: pesagem contra o consumidor e marca do lacre rompido.
Estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis dos seguintes municípios receberam equipes do IPEM/RN: Mossoró, Assu, Lajes, Santa Maria, Nova Cruz, Santo Antônio, Brejinho, Lagoa de Pedras, Elói de Souza, Boa Saúde, Santa Cruz, Tangará , Serra Caiada , Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Touros, Poço Branco, Taipu, Pureza, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Vem Ver, Pau dos Ferros, Campo Grande e Triunfo Potiguar.