Jovem invade escola com facas e corre atrás de alunos em Morungaba, SP

Um jovem de 19 anos invadiu a escola municipal Irineu Tobias, em Morungaba (108 quilômetros de São Paulo), armado com três facas e correu atrás dos alunos, na manhã desta quarta-feira (12). Ele não conseguia bater em ninguém.
A escola fica na Rua Adamo Meneguim, no bairro São Benedito. O suspeito aproveitou o horário de entrada e se misturou com pais e alunos para invadir o pátio da escola, segundo a Prefeitura de Morungaba.
Os recentes ataques a escolas e o aumento da apreensão de pais, alunos e educadores diante das ameaças de novos ataques têm provocado uma correria de instituições de ensino públicas e privadas em busca de protocolos e outras ações de saúde mental e prevenção da violência.
Alguns pais estavam perto da entrada da escola, perceberam a agitação das crianças e foram ver o que estava acontecendo. Eles conseguiram conter o invasor à força. A Polícia Militar foi até o local e prendeu o homem que já estava contido pelos pais das alunas.
Nenhuma criança foi agredida, mas três estudantes ficaram levemente feridos, segundo a prefeitura, devido a quedas enquanto corriam para tentar se proteger. As motivações do agressor ainda estão sendo investigadas.
O invasor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Itatiba, de onde seria encaminhado ao Presídio de Campo Limpo Paulista.
As aulas foram imediatamente suspensas pelo prefeito Marco Antonio de Oliveira (PSD) em toda a rede municipal de ensino para reforçar a segurança. As atividades devem ser retomadas na próxima segunda-feira (17).
O prefeito se reuniu com o capitão da Polícia Militar, Fernando Augusto Biancardi, o sargento da PM André Luis Xavier Dutra e diretores de escolas municipais, estaduais e particulares para buscar alternativas para melhorar a segurança no acesso dos alunos.
Durante a suspensão das aulas, todos os profissionais da rede municipal de ensino participarão de treinamento a ser realizado pela Polícia Militar para lidar com possíveis ataques a escolas.
O QUE FAZER EM CASO DE AMEAÇA DE ATAQUES A ESCOLAS
Especialistas dizem que as ameaças não devem ser ignoradas. Por isso, é importante que pais e escolas entrem em contato com a Polícia Civil e canais criados pelo Ministério da Justiça para denunciar qualquer tipo de ameaça.
Não compartilhe mensagens, vídeos, fotos ou áudios com ameaças
As autoridades precisam ser notificadas sobre qualquer tipo de ameaça, pois quem as produzir ou compartilhar também poderá responder criminalmente
Pais, alunos e escolas devem manter um diálogo próximo sobre alertas, receios e medidas adotadas. Transparência das ações é importante para aumentar a sensação de segurança
Esteja ciente e informe a escola sobre quaisquer mudanças no comportamento do aluno
COMO DENUNCIAR
Como parte da Operação Escola Segura, o Ministério da Justiça lançou um canal no site para denúncias em sites, blogs e publicações em redes sociais. O site para denúncia é www.mj.gov.br/escolasegura
Em São Paulo, em caso de ameaça, é possível ligar para o 181, canal policial que permite a qualquer pessoa prestar informações à polícia sobre crimes e formas de violência, com garantia de anonimato.
FRANCISCO LIMA NETO – SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)