O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou mensagem alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira (7). No texto, ele cita a garantia constitucional da saúde como direito universal, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Lula cita os principais desafios do Brasil na área, como a necessidade de alocar médicos para comunidades do interior e da periferia das grandes cidades, além de acabar com as filas para exames, consultas e cirurgias.
“No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que garante o acesso gratuito a serviços para toda a população. E buscamos constantemente transformar o que determina nossa Constituição em serviços cada vez melhores”, escreveu.
“Isso envolve o fortalecimento do SUS, levando médicos e todos os profissionais de saúde para as periferias das grandes cidades e para comunidades distantes do interior brasileiro. Implica também a realização de intensas campanhas para ultrapassar os problemas que ainda surgem da pandemia de covid-19: as filas acumuladas para consultas, exames e cirurgias eletivas e a quebra dos índices de vacinação”, acrescenta a mensagem.
O presidente também destacou a importância da Organização Mundial da Saúde (OMS) e elogia o trabalho da atual gestão da entidade, comandada pelo etíope Tedros Adhanom.
“A OMS fez contribuições extraordinárias para a humanidade. E merece uma profunda homenagem por comemorar seus 75 anos de criação também neste dia 7 de abril. Por isso, gostaria de registrar aqui meus muitos agradecimentos ao Diretor Geral, Tedros Adhanon, por sua liderança à frente da Organização”.
Em uma rede social, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou o recado do presidente Lula e destacou que a saúde de um depende da saúde de todos.