O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira, 8, o Projeto de Lei (PL) 8.131/2017, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente disse que a retomada do programa recupera a dignidade das pessoas.
“A realidade é que as pessoas gostam de ser bem tratadas, mas não se tratam porque não podem. Ninguém gosta de ser banguelo, de ter os dentes sujos, de parecer feio na frente dos outros. E o Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária, porque recupera não o sorriso, mas a dignidade do ser humano, o orgulho do ser humano”, disse.
Segundo o governo federal, a retomada do programa garantirá o acesso universal, equitativo e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passarão a fazer parte do SUS de forma permanente. Criado em 2004, o Brasil Sorridente busca combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, especialmente para a população mais vulnerável e em regiões com atendimento de saúde precário.
“Tudo isso, para mim, é um investimento. Não me fale sobre gastos. Cuidar da saúde das pessoas é um investimento porque um cidadão saudável é muito mais produtivo e muito mais útil do que um cidadão doente, sem força e sem qualidade para prestar o serviço que gostaria de prestar”, completou Lula.