O técnico Vanderlei Luxemburgo mudou de ideia e mudou o esquema tático do Corinthians por causa de um defeito do atacante Róger Guedes. Quando chegou ao Corinthians, Luxemburgo disse que não imaginava Róger Guedes e Yuri Alberto sempre juntos na equipe titular. Luxa repensou, e o Corinthians enfrentou o Flamengo na derrota por 1 a 0 no Maracanã, no esquema 4-4-2, com Guedes e Yuri.
Luxa mudou a formação com dois atacantes nas laterais para encaixar Róger Guedes e Yuri Alberto. Fausto Vera e Paulinho estavam na frente da defesa, com Adson e Maycon nas laterais. A mudança tem a ver com a dificuldade de Guedes em marcar. Como ala, o atacante precisa marcar o lado adversário.
MELHORA DE DESEMPENHO
O desempenho da equipe agradou, chegando a perder para o Flamengo e aumentar o jejum para sete jogos sem vencer. O Corinthians criou boas chances na partida e perdeu com gol de Léo Pereira nos acréscimos. O bom desempenho apesar da derrota para o Flamengo pode oferecer dias de menos pressão para Luxa e a direção.
MAS O TEMPO É REATIVO
O estilo de jogo do Corinthians contra Luxemburgo tem sido pouco proposital, ou seja, com pouca posse de bola. Tanto contra o Atlético-MG quanto contra o Flamengo, a aposta foi em se precaver defensivamente e buscar velocidade nas jogadas, com campo mais aberto. Funcionou menos contra o Atlético-MG. Contra o Flamengo, o Corinthians teve oportunidades de marcar, tanto no primeiro tempo quanto no segundo – levando perigo, inclusive, após falhas na saída de bola do Fla. O saldo foi de duas derrotas nestes dois jogos, apesar da flagrante evolução de rendimento. DNA reativo do Corinthians não deve mudar. (LUCAS MUSETTI PERAZOLLI E IGOR SIQUEIRA – UOL-FOLHAPRESS)