Trabalho em ação de combate ao mosquito transmissor da dengue e zika — Foto: Divulgação/PMM
Neste mês de maio, o Centro de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba, intensifica suas ações por meio do primeiro levantamento de índices rápidos (LIRa) para orientar as ações de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Recentemente, os trabalhos aconteceram em residências no Loteamento Santa Rosa, na região de Mangabeira.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Endemias, Fabíola Juvino, esse levantamento consiste em uma recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para indicar o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças endêmicas como dengue, chikungunya e zika.
O trabalho é feito por agentes de combate às endemias, coletando amostras de larvas em depósitos ou recipientes que acumulam água. Após esses dados consolidados, o município terá um indicador para intensificar suas ações nos bairros. Essas ações nortearão o planejamento das ações de controle vetorial.
Fabíola também ressalta que caso a pessoa apresente algum sintoma de febre, dores nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar atendimento médico, para ser avisada e medicada. “Através das notificações, podemos orientar ações com bloqueio químico portátil ou UBV – carro de fumaça e nebulização com inseticidas para quebrar a cadeia de transmissão vetorial. Porém, manter os ambientes limpos, depósitos fechados, evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios são as melhores formas de combater as arboviroses”, finalizou.
“Acho muito importante esse trabalho, porque ano passado teve muito foco aqui. Vocês (agentes) estão fazendo essa luta, olhando dentro das casas onde pode haver focos, porque a dengue é uma doença que mata. Então, muito obrigado”, disse Francineide Limão, moradora do Loteamento Santa Rosa.