Macaíba terá plano voltado para lazer e esporte

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, representada pelo secretário Sócrates Garcia, e a equipe do IFRN-Centro Histórico de Natal apresentaram, nesta quinta-feira (4), às Palácio Auta de Souza. O prefeito Emidio Jr. esteve presente na apresentação e participou da discussão sobre a construção do plano.
O trabalho apresentado é uma cartografia das políticas públicas, espaços, equipamentos e instrumentos normativos do município, indicando potencialidades para a criação de estratégias de promoção do lazer e do esporte em Macaíba, a partir das características e interesses da população macaibense, e formas de captação de recursos com empresas e entidades parceiras para o desenvolvimento de políticas públicas. A meta da Secretaria de Esporte e Lazer é que o Plano, após ajustes, seja apresentado em audiência pública na Câmara Municipal para votação e posterior aplicação no município.
A equipe do IFRN que realizou os estudos é formada pelas alunas Liliane Gomes e Beatriz Pinto, do curso superior de Tecnologia em Gestão do Esporte e Lazer, sob a coordenação da professora Aniele Assis e dos professores Augusto Dantas e Marcos Faria.
O professor Augusto destacou o potencial de Macaíba para o desenvolvimento de atividades de lazer e esportes. “O potencial é alto, promissor, real. Porque Macaíba já possui equipamentos naturais e culturais, boa posição geográfica, indústrias, território e gestores interessados nesse potencial”, declarou o professor.
O secretário Sócrates Garcia destacou a importância do planejamento. “A construção do Plano é de extrema importância porque garante a institucionalização das políticas públicas de esporte e lazer. Esta parceria com o IFRN tem duas vantagens muito claras: a construção do próprio Plano e a construção de um Plano que vá ao encontro das reais necessidades do município, visto que em conjunto fizemos um diagnóstico de cada espaço de desporto e lazer existente. Estou muito feliz por estar participando desse momento. Esse foi o primeiro e mais importante passo. Agora vamos ajustar essa proposta, levar à audiência pública da Câmara Municipal e, se Deus quiser, até o final do ano estaremos implementando esse Plano que servirá, não só para prover essas políticas, mas como uma referência para outros municípios”, declarou.