Hoje 4 partidas começam em ritmo acelerado com 270 inscritos e para o clássico, que começa amanhã, mais de 300 enxadristas confirmaram presença para o ritmo mais disputado do Campeonato Brasileiro juvenil – Foto: divulgação
Mais de 300 enxadristas de 21 estados estão em Natal/RN participando do maior evento da categoria juvenil do xadrez brasileiro. Os jogos das duas provas simultâneas da Festa Nacional da Criança (FENAC), nas categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, e da Festa Nacional da Juventude e Juventude (FENAJ), na categoria Sub- 14 categorias, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, vão até o próximo domingo, dia 7, e valem o título nacional.
As disputas no ritmo blitz começaram nesta quarta-feira, 3, no salão de eventos do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, com 250 participantes. Hoje começam 4 partidas em ritmo acelerado com 270 inscritos e para o clássico, que começa amanhã, mais de 300 enxadristas confirmaram presença para o ritmo mais disputado do Campeonato Brasileiro de base.
Além da delegação do Rio Grande do Norte, sede do evento, representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Sergipe, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais , São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Vários campeões brasileiros participam dos jogos, incluindo Theo Magalhães/RN (Sub-12), Geovana Almeida/MG (Sub-8) Kauan Salvagni/SC (Sub-12), Fernanda Clarissa/SC (Sub-12), Clara Dias /SC (Sub-14), Alexandre Kraither/RS (Sub-14) e que representou o Brasil no Mundial de Bases, em 2022, na Romênia, além de Gabriela Yumi/SP (Sub-14), Luyse Acioli/AL (Sub-16) e Marina Miranda/CE (Sub-20).
O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, revela que a competição atendeu às expectativas, superando o sucesso de 2022, quando mais de 200 participantes disputaram o título brasileiro em Natal.”É a segunda vez que Natal recebe o evento e mais uma vez tem sido um sucesso, superando a marca de 2022 com mais de 300 enxadristas de 21 estados participantes, aproveitando toda a infraestrutura que o evento e a bela cidade de Natal oferecem”, revelou o diretor.