Manchester City é campeão inglês sem entrar em campo, após derrota para o Arsenal

A equipe londrina era a única com chance matemática de evitar o tricampeonato consecutivo do Citizens — Foto: Reprodução
O Manchester City conquistou o Campeonato Inglês pela nona vez, neste sábado, dia 20, antes mesmo de entrar em campo pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Inglês.
A equipe do técnico Pep Guardiola soltou o grito de campeã após a derrota do rival Arsenal para o Nottingham Forest, fora de casa, por 1 a 0. A equipe londrina era a única com chance matemática de evitar o tricampeonato consecutivo do Citizens.
A reviravolta já era bastante improvável a essa altura. Mesmo que o jovem time comandado por Mikel Arteta saísse de campo vitorioso, o City levantaria o troféu com uma vitória em casa sobre o Chelsea no domingo, 21.
A equipe comandada pelo maestro De Bruyne e pelo artilheiro Haaland ainda teria duas oportunidades de conquistar a taça: contra o Brighton, na quarta-feira, 24, em jogo adiado da 32. ª rodada, ou contra o Brentford, no domingo seguinte, 28.
O City chegou a esta penúltima jornada com quatro pontos de vantagem (85-81) e um jogo atrás do Arsenal, depois de uma temporada polarizada entre as duas equipas – o mais próximo dos dois na tabela é o Newcastle, com 69 pontos.
Os Gunners lideraram a Premier League em 27 das 32 primeiras rodadas, mas sofreram queda de rendimento na reta final do segundo turno.
Ao mesmo tempo, viram o Citizens emendar uma sequência avassaladora, que pode chegar a 12 vitórias seguidas neste domingo – a série inclui goleada por 4 a 1 no confronto direto, pela 33ª rodada.
“Provavelmente o melhor time da história da Premier League”, avaliou Arteta ao falar sobre o City de Guardiola antes do duelo contra o Nottingham Forest.
“Esta equipa tem capacidade para somar 105 ou 110 pontos… Não o fizeram graças ao nível do campeonato, e estivemos lado a lado com eles durante dez meses”, elogiou o treinador do Arsenal.
Este é o quinto título nacional do City em sete anos sob o comando de Guardiola, e o primeiro troféu do que pode ser uma temporada histórica para o clube.
Nas próximas semanas, o time ainda disputará as finais da Copa da Inglaterra, contra o rival Manchester United (3 de junho) e a cobiçada Liga dos Campeões, contra a Inter de Milão (10 de junho).
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)