Deputado Federal General Girão (PL). Foto: José Aldenir/Agora RN
Em evento realizado na última sexta-feira, 19, em Mossoró, o deputado federal General Girão (PL) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Natal. Com 30.226 votos obtidos apenas na última eleição na capital, o parlamentar bolsonarista saiu da eleição fortalecido, sendo o segundo deputado federal mais votado da cidade. Agora, ele quer aproveitar o capital político obtido em Natal para ocupar a cadeira de prefeito no Palácio Felipe Camarão.
Ao lançar seu nome para avaliação da população, general Girão também cogita um possível apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que não pode se candidatar à reeleição em 2024 e deve apoiar um nome na disputa.
A eleição do ano que vem é importante para o atual prefeito, já que pretende disputar um cargo eletivo em 2026, seja para o governo do estado ou para o Senado. Portanto, vencer a eleição em Natal é fundamental para que Álvaro Dias chegue fortalecido na eleição que acontecerá daqui a três anos.
Girão e Álvaro Dias trabalharam juntos para a reeleição do então presidente Bolsonaro. O prefeito foi, inclusive, coordenador de campanha do ex-presidente na capital. Apesar da boa avaliação de Álvaro na época e da expressiva votação obtida por Girão, não conseguiram dar a vitória a Bolsonaro na capital. Aliás, entre as 167 cidades do RN, o ex-chefe do Executivo só venceu em Parnamirim.
O pré-candidato considera o prefeito de Natal um “parceiro de gestão” e reconhece que só levará o projeto adiante se tiver o apoio de seu grupo político, da população, de colegas deputados federais e estaduais, vereadores, senadores, do grupo de direito e, mais precisamente, o prefeito Álvaro Dias.
Segundo Girão, em quatro anos e cinco meses como deputado federal, seu mandato já rendeu R$ 37 milhões em emendas para Natal, o que demonstra que a capital é seu principal reduto eleitoral. Ele ainda figura como o deputado que mais trouxe recursos para o RN nos últimos quatro anos e cinco meses, com mais de R$ 250 milhões em emendas para o Estado.
“Coloquei meu nome para avaliação. Natal é uma cidade com grande potencial de crescimento e muita responsabilidade, não pode ser deixada de lado. Como um patriota que tanto trabalha pela cidade onde moro e conheço bem, me coloco como opção do prefeito Álvaro Dias Dias, do meu grupo político. Ninguém faz nada sozinho, eu nunca fiz. Quero agregar para ser uma alternativa para o nosso grupo, para a população da nossa querida Natal. Estou disponível. A decisão é do nosso grupo”, disse o deputado.
Ao citar a “esquerda” em seu discurso, Girão reconhece que a bancada da governadora Fátima Bezerra (PT) está um passo à frente na pré-campanha. A deputada federal Natália Bonavides, pré-candidata a prefeita de Natal pelo PT, tem se saído bem nas pesquisas. Ela foi, inclusive, a mais votada no Natal do ano passado entre os deputados federais, com 52.198 votos, ou seja, 21.900 a mais que Girão.
Em terceiro lugar, depois de Girão, ficou Fernando Mineiro, também do PT (26.044 votos); seguido por Paulinho Freire (União Brasil), com 24.311 votos; e Sargento Gonçalves (PL), que recebeu 24.083 votos na capital.
Deputada federal em segundo mandato, a general da reserva do Exército se opõe ao governo Fátima Bezerra no âmbito local e, no âmbito nacional, ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Girão é apoiador de primeira viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro e hoje costuma defender, por meio de redes sociais e discursos no congresso, o legado deixado pelo ex-presidente.
Em nota enviada ao Agora RN, o deputado lamentou o “estado de atraso e até estagnação” que o Rio Grande do Norte vive. Apesar de ser pré-candidato em Natal, o militar sempre direciona suas críticas aos problemas do estado, sem citar os da capital. Ele também critica o governo federal que, em sua avaliação, “ainda não mostrou para o que veio”.
“Durante os primeiros quatro anos de mandato, conseguimos oferecer apoio a todos os municípios do estado. Fomos apontados pela mídia como Campeão das Emendas executadas no RN. Isso nos deixa muito orgulhosos. Temos muitas pautas importantes no Legislativo Federal e estamos empenhados em defendê-las”, escreveu o deputado.
Sem falar da disputa para prefeito de Natal, Girão disse ser um “soldado” que está pronto, se necessário, pela vontade do Grupo Político de Direita Conservadora, “para assumir qualquer nova Missão”.
Cimeira do PL não se manifesta sobre pré-candidatura de Girão, que mantém agenda
Apesar da vontade do parlamentar de ser o nome escolhido por seu grupo político para a disputa pela Prefeitura de Natal em 2024, interlocutores ouvidos pelo Agora RN afirmam que o deputado não conta com o apoio da direção de seu próprio partido, o PL . A ideia do deputado, segundo esses interlocutores, é ganhar mais capital político por meio da exposição que uma pré-candidatura a prefeito proporciona e utilizá-lo para o próximo mandato, em 2026.
O deputado João Maia, por exemplo, não se pronunciou publicamente após a manifestação em Girão, na última sexta-feira, 19, durante evento na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O Agora RN pediu a opinião do presidente do partido sobre a pré-candidatura de Girão à Prefeitura de Natal, mas não obteve resposta da assessoria parlamentar até o fechamento da edição.
O senador Rogério Marinho, que concorre à presidência do PL com João Maia, defende que o partido tem candidato próprio, mas não cita nenhum nome. O parlamentar diz que a parceria entre a sigla do partido e o prefeito Álvaro Dias para 2024 vai depender do candidato que o gestor apoiará nas eleições do ano que vem.
Apesar do silêncio do partido de Girão, já iniciou uma agenda pré-candidata. Para isso, conta com o apoio de um aliado do partido, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL). No último domingo, dia 21, acompanhado de Azevedo, Girão participou de um almoço com torcedores da zona Norte de Natal.
Também acompanhado do coronel, Girão também participou, no domingo, de um culto no Templo Central da Assembleia de Deus (Iadern), no bairro Alecrim. Após o evento, o pré-candidato tirou fotos com diversos membros da igreja, que é considerada a maior denominação evangélica de Natal e do Rio Grande do Norte.